ARTE E SAÚDE | Coral do Caps faz apresentação no Senac

413

Ontem (16), o Coral Seresteiros da Paz, formado por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e coordenado pela psicóloga Patrícia Maria Correa, apresentou-se no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O evento é parte da programação da Semana de Enfermagem, uma parceria entre o Senac e a Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Amanhã (18), é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Luta que se caracteriza pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta, está o combate à ideia

de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos; ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão do seu lugar de cidadãos.

É pensando assim que a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) desenvolve a inclusão dos pacientes, através de diversas apresentações musicais e culturais em eventos na cidade.