CIÊNCIA E TECNOLOGIA | Prefeito Vinícius Luz se reúne com autoridades para debater a consolidação do JataíTech

Texto: Alessandro Luz
Fotos: Kelvin Lima

Na manhã da última segunda-feira (20), na Universidade Federal de Jataí (UFJ), o prefeito Vinícius Luz se reuniu com diversas autoridades, para discutir os próximos passos para a consolidação do Parque Científico e Tecnológico de Jataí (JataíTech).

O JataíTech é um projeto da UFJ e se tornou uma das principais bandeiras do prefeito Vinícius Luz. A Prefeitura de Jataí destinou um investimento de R$ 1 milhão para o Parque. Em 2019, o JataíTech foi aprovado pela FAPEG/SED (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás / Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Governo do Estado de Goiás), com a previsão de aporte de R$ 5.500 milhões. O Parque também foi apresentado ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos César Pontes, que o recebeu com entusiasmo e se comprometeu a apoiar o seu desenvolvimento.

Com a consolidação do JataíTech e a implantação do projeto Cidades Digitais, que visa a interligação de prédios públicos, videomonitoramento e serviços inteligentes para mobilidade e acesso ao cidadão, Jataí poderá se inserir de vez dentro do modelo de Cidades Inteligentes, que já vem sendo buscado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil.

O deputado federal Vitor Hugo (PSL), que via emenda parlamentar já destinou R$ 500 mil para o projeto, participou da reunião e se comprometeu a buscar novos investimentos, em Brasília. O reitor pro tempore da UFJ, Dr. Américo Nunes, e a presidente da Câmara Municipal, Kátia Carvalho, também estiveram presentes.

A expectativa é de que, através do investimento em ciência, tecnologia e empreendedorismo, Jataí dê um salto de desenvolvimento, fomentando continuamente um ecossistema de inovação e progresso.