COMUNICADO | A Prefeitura de Jataí solicita atenção no descarte de água nas ruas

Texto: Nicolas Mardem
Arte: Nathália Lima

385

A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, solicita atenção no descarte de água nas ruas.
Os bueiros têm como finalidade captar água da chuva e escoar a água desperdiçada na limpeza de calçadas. Conhecidos também como bocas-de-lobo ou sumidouros, eles fazem parte de um sistema convencional de drenagem de águas e não possuem como função o descarte de água servidas de esgoto.

Mesmo sendo eficientes em situações convencionais, a má utilização dos bueiros acabam fazendo com que as bocas-de-lobo entupam e não consigam escoar a água. Essa situação gera graves consequências para a cidade e os seus moradores, uma vez que podem provocar enchentes, proliferação de doenças e distúrbios ambientais.

Como previsto no Art. 3°, Inciso I da Lei n° 3.066 de 2010 que proíbe lançar o produto de varredura, resíduos, entulhos, lixo ou qualquer outro objeto ou detrito nas vias e logradouros públicos é fundamental que a população tenha consciência e não faça o descarte irregular de águas servidas de esgoto, bem como esteja atenta às práticas que vão contra isso, colaborando com a prefeitura e fazendo denúncias, reclamações e sugestões (sempre direcionando a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo).

Reclamações, denúncias e sugestões
Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo: (64)3632-4064/3632-4099
Ouvidoria: (64) 3632-8882