COMUNICADO | Prefeitura de Jataí solicita atenção no depósito de lixo

Texto: Nicolas Mardem
Arte: Nathália Lima

A Prefeitura de Jataí por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo solicita à população atenção ao fazer o depósito do lixo. Os garis continuam trabalhando pela nossa cidade, seguindo todas as medidas preventivas e de higiene para garantir o seu próprio bem-estar, o de suas famílias e de nosso município.

A maneira de descartar o lixo doméstico durante a pandemia do novo coronavírus exige atenção redobrada. Portanto, preste atenção nas orientações de como descartar o seu lixo corretamente.

As orientações são, principalmente, para as pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19, que estejam em isolamento domiciliar. Para esses pacientes, a recomendação é de que todos os materiais de higiene pessoal, como máscaras descartáveis e luvas (incluindo as embalagens), sejam separados e colocados em dois sacos de lixo resistentes e descartáveis, um dentro do outro, sendo eles lacrados e/ou fechados de forma devida e segura.

Já para pessoas que não se enquadram como casos suspeitos da doença, ainda sim é recomendado que o descarte seja feito de forma prudente, pensando nos funcionários responsáveis pela coleta de lixo.

Sem suspeita de Covid-19 em casa:

• Continue separando o lixo reciclável do comum;
  • Luvas e máscaras podem ser descartadas no lixo comum;

Com suspeita da Covid-19 em casa:

• Separados, colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis;
  • Os sacos devem ser fechados com lacre ou nó quando tiverem até 2/3 (dois terços) de sua capacidade;
  • Introduzido o saco em outro saco limpo, resistente e descartável, de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos;
  • Fechado e identificado, de modo a não causar problemas para o trabalhador da coleta e nem para o meio ambiente;
  • Encaminhado normalmente para a coleta de resíduos urbanos.

O trabalho de limpeza pública é essencial para a saúde da população e não pode parar neste momento, nós juntamente com a saúde estamos cuidando de vocês!