EDUCAÇÃO E CULTURA | Projeto África em Nós une arte e consciência social

Texto: Alessandro Luz
Fotos: Welma Fernandes

No dia 20 deste mês é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Por isso, a Prefeitura de Jataí, por meio da sua Secretaria de Cultura, vem desenvolvendo o projeto África em Nós, que visa, durante todo esse mês, debater temas como o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e a cultura afro-brasileiras, dentre outros.

Nesse sentido, ontem (7), no Centro Cultural Municipal Basileu Toledo França, o projeto desenvolveu uma ação, com alunas e alunos do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, a qual uniu arte e consciência. Os discentes expressaram sua visão sobre o tema da consciência negra por meio das artes plásticas, ilustrando as paredes do centro cultural.

Até o fim de novembro, o África em Nós realizará exposições, oficinas, desfile afro, mostras de cinema e apresentações culturais.

O prefeito Vinícius Luz tem investido na Educação e na Cultura como meios de transformação da realidade social de crianças e adolescentes, para que, com isso, Jataí tenha cidadãs e cidadãos cada vez mais saudáveis e conscientes do seu papel na sociedade.