II Jornada de Conscientização do Autismo que promoverá debates sobre o tema durante três dias será realizada com o apoio da Prefeitura de Jataí

1016

A Prefeitura de Jataí está apoiando a iniciativa de realização da II Jornada de Conscientização do Autismo que será promovida entre os dias 31 de março e 02 de abril pelo Grupo Autismo Jataí (GAJ), no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia e também no Ginásio Vamprê Rodrigues Vilela, o Vilelão e que tem por objetivo levar ao conhecimento da população informações sobre o transtorno, assim como, debater a inclusão e tratamentos que podem colaborar para o desenvolvimento do autista.

Os interessados em participar poderão se inscrever através do site www.grupoautismojatai.com.br/evento. Pais e/ou responsáveis por autistas pagam R$ 40,00 e demais pessoas da comunidade pagam R$ 60,00.

Mais informações: (64) 99648-0864/99988-5020

Confira a programação:

Abertura oficial – Mesa redonda: “Autismo: perspectivas de saúde e educação”

Ana Paula Andrade e Sousa Medeiros, médica especialista em pediatria com atuação em Uberlândia – MG, com o tema: “Autismo: a importância do diagnóstico precoce”;
Yardley Silva Valente, fisioterapeuta especialista em fisioterapia cardiorrespiratória, com o tema “Contribuições da fisioterapia para o tratamento do TEA”;
Vinicius Henrique de Araújo Carvalho, psicólogo clínico e educador com o tema “Autismo: a análise do comportamento pode ajudar?”;
Kelly Suêmia Dutra Silva, educadora física e especialista em gestão escolar e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão de Jataí – NAI, com o tema: “O atendimento à pessoa com necessidade educativa especial na rede Municipal de Educação”;

Susley Maria de Moraes Barros, fonoaudióloga especialista em linguagem com o tema: “Fonoaudiologia e autismo”.
Data: 31/03 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia

Workshop I “A importância da atividade física no desenvolvimento da pessoa com autismo” com o preparador físico Rodrigo Brívio.
Data: 01/04 (sábado)
Horário: das 8h às 11h
Local: Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia

Workshop II “A importância da atividade física no desenvolvimento da pessoa com autismo – prática” com o preparador físico Rodrigo Brívio.
Data: 01/04 (sábado)
Horário: 13h às 18h
Local: Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia

Momento de interação: “Uma tarde de brincadeiras com as crianças autistas, familiares e sociedade em geral”
Data: 02/04 (domingo)
Horário: 14h
Local: Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 2008 e é celebrado anualmente em 2 de abril. O movimento é simbolizado pela cor azul e tem o objetivo de conscientizar a população a respeito do distúrbio e ainda, de estimular a criação de medidas protetivas para pessoas acometidas pelo transtorno.

Segundo a ONU, uma, em cada sessenta e oito crianças no mundo apresentam algum grau do transtorno, que é quatro vezes mais frequente no sexo masculino, que no feminino.

O Autismo

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento normalmente percebido na infância e que pode se apresentar em vários níveis e ser reconhecido através da análise de diferentes sinais.

A pessoa com autismo pode apresentar dificuldades de interação social e de comunicação; comportamentos repetitivos e interesses restritos. Além disso, pode apresentar também, sensibilidades sensoriais diferenciadas.

O diagnóstico de autismo precisa ser feito por uma equipe multiprofissional que conheça todas as etapas do desenvolvimento infantil e que tenha experiência no tratamento da pessoa com autismo.

Apoio em Jataí

Pessoas diagnosticadas com autismo e suas famílias encontram apoio na cidade, no Grupo Autismo Jatai – GAJ – criado em 2012 com o objetivo de compartilhar experiências e informações.

O grupo, que atualmente atende cerca de 50 famílias, se reúne no Lar e Escola do Espírito Eurípedes Barsanulfo (Rua Tia Justina, 446, Centro) no último sábado de cada mês (das 15h às 18h) e é coordenado por Lorena Ferreira Prado, José Antônio Carvalho e Vinícius Henrique Araújo Carvalho.

Tratamento pela Rede Pública de Saúde

O Município de Jataí disponibiliza atendimento aos portadores do transtorno no Centro de Reabilitação e Readaptação Iara Sílvia Marçal Dias (Alameda Rio Claro, 108, Conjunto Rio Claro I) através de uma equipe multiprofissional composta por fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social e outros.

Para ser admitido no Centro de Reabilitação e Readaptação Iara Sílvia Marçal Dias é necessário:

Comparecer a qualquer posto de saúde do Município ou ao Hospital das Clinicas Dr. Serafim de Carvalho (Centro Médico) para consulta médica;
Ser encaminhado pelo médico para o Centro de Reabilitação e Readaptação, referenciando as categorias para atendimento;

Se dirigir até os locais de marcação de procedimentos – recepção dos postos ou do Hospital das Clínicas para efetuação do cadastro no SISREG (Sistema de Regulação) do SUS;

Comparecer ao Centro de Reabilitação para acolhimento (enfermagem) na data agendada pelo SISREG;

Aguardar disponibilidade de vaga para o tratamento solicitado. O início do tratamento depende dessa disponibilidade e o agendamento de dia e horário para o início do tratamento acontece através de contato de telefônico do Centro de Reabilitação e Readaptação.