Implantação de fibra ótica em Jataí foi tema de reunião realizada no gabinete do Prefeito Vinícius Luz

Na última quinta-feira (30), o gerente Institucional Vivo Fixa, Boris Przechacki, o gerente de Divisão do Estado de Goiás, Rogério Vilella, a diretora da área de Projetos de Redes da Vivo, Célia Coleta e a gerente institucional CO, Alessandra Lugato, estiveram presentes com o prefeito, Vinicius Luz, em seu gabinete, juntamente com os secretários Geral de Governo, Eduardo Jailton Naves Prado, de Ciência, Tecnologia e Inovação, Walber Leal, e de Obras, Rogério Assis, e também com o procurador do município, Ricardo Assis, para discutir a implantação dos cabos de fibra ótica na cidade e ainda para anunciar novos investimentos.

Na ocasião, os gestores da telefônica Vivo ressaltaram que já foram investidos em Jataí, três milhões de reais em tecnologia móvel (3g e 4g) e que ainda preveem o melhoramento da mesma para 4g+ em 2018.

Além disso, a Vivo anunciou que irá implantar fibra ótica (rede fixa) em quinze novas cidades em 2018, entre elas, Jataí. Esta nova rede trará serviços de internet ultrarrápida e de telefonia fixa para os moradores e para empresas que desenvolvem seus produtos e serviços no município. Será um investimento alto que dará cobertura a uma ampla parte da cidade. Os planos de internet podem chegar a velocidade de até 300 Mbps para downloads, a maior velocidade oferecida no país. Com isso, as pessoas poderão ter acesso a vídeos e games com alta definição e com mais estabilidade, fazer cursos online e incrementar suas conexões com todo o mundo. No mercado corporativo, empresas poderão acelerar sua conectividade, ser mais ágeis, abrangentes e produtivas, além de ganhar eficiência.

Foi discutido também o impacto positivo da banda larga para a cidade, visto que nos dias de hoje uma internet de qualidade é fundamental para o desenvolvimento econômico e social das cidades. Segundo estudos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), um aumento de 10 pontos percentuais na penetração de banda larga é capaz de aumentar o PIB per capita em 3,19%, a produtividade em 2,61% e o emprego em 0,5%.

Os representantes da Vivo ressaltaram a importância da alteração na legislação que regulamenta os investimentos em infraestrutura feita recentemente pelo prefeito Vinícius Luz e acreditam que Jataí será referência em modernização da gestão pública, servindo inclusive de referência para outras cidades.

Na oportunidade, o prefeito, Vinicius Luz, reafirmou o apoio da administração municipal e se colocou à disposição para que as melhorias aconteçam.