SMT – frota de veículos em Jataí praticamente duplicou em seis anos Imprimir E-mail
Escrito por ASCOM-SMT
Ter, 15 de Outubro de 2013 15:00

Mais que um meio de transporte utilizado para levar bens ou indivíduos de um lugar para outro, para milhões de pessoas dirigir é uma necessidade, mas envolve riscos. Nos últimos anos, o trânsito tem se tornado um grande vilão em todo país. A melhoria do poder de compra do brasileiro, e às facilidades de crédito, fez com que grande parte da população realizasse o sonho de adquirir o veículo próprio.
Com isso, a frota de veículos aumentou exponencialmente, trazendo consigo várias consequências, entre elas, o aumento de acidentes de trânsito, a falta de local para estacionamento nas principais vias, poluição do ar e sonora, stress, entre outras. De acordo com estatística do DETRAN-GO, Jataí possui uma frota atual de mais de 60 mil veículos cadastrados no município, desconsiderando o fato de existir pessoas residentes nesta cidade cujos veículos apesar de estarem circulando aqui, estão cadastrados em outros municípios, e consequentemente não fazem parte desta estatística.

De acordo com o último senso realizado em 2010 pelo IBGE– Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Jataí possui uma população de 88.006 habitantes, e uma “população estimada” de 93.759 habitantes para o ano de 2013. Se analisarmos a nossa frota de 61.489 veículos, isso implica que existe um veículo para cada 1,5 habitantes.

A frota do município “praticamente duplicou” em seis anos. No ano de 2007 a frota cadastrada em Jataí era de 33.315 veículos, contra os atuais 61.489. O que representa um aumento de mais de 28 mil veículos, correspondendo a um crescimento de aproximadamente 13 novos veículos por dia neste período.

Esse aumento considerável na frota de veículos aliado a imprudência de condutores e ao desrespeito às normas de trânsito é um dos principais fatores que contribuem para que a mobilidade (condições necessárias para o deslocamento), seja um grande desafio na maiorias das cidades em todo mundo.

Última atualização em Ter, 15 de Outubro de 2013 15:31