Adicionar aos favoritos

Secretarias e Órgãos

SMT – Tipos de calçados que comprometem a dirigibilidade do veículo Imprimir E-mail
Escrito por ASCOM - SMT   
Qua, 04 de Dezembro de 2013 12:35

Dirigir um veículo requer muita atenção, responsabilidade e alguns cuidados básicos, como por exemplo a escolha do calçado utilizado pelo condutor, pois o mesmo pode comprometer a segurança no trânsito. É necessário que o calçado seja confortável e seguro.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu artigo 252 destaca que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais.

Como escolher o modelo correto?

Esteja atento as características do calçado, assim fica mais fácil optar pelo modelo mais seguro:

- Calçados que não tenham “tiras” presas atrás dos calcanhares e fiquem soltos nos pés como: chinelo de dedo, tamancos, rasteirinhas (muitas vezes possuem um solado muito liso), sapato de bico muito fino e alguns modelos de sandálias, podem se enroscar nos pedais do veículo e comprometer a segurança;

- Saltos do tipo: princesa, Anabela (atrapalha na noção da força que você faz para dirigir) e stiletto, limitam a flexão do tornozelo prejudicando a sensibilidade e impedindo que o calcanhar encoste no chão, podendo ainda perder a estabilidade na troca dos pedais.

O modelo mais seguro, são aqueles calçados fechados, sem salto, que se fixem aos pés, flexíveis e que não atrapalham os pedais.

E dirigir descalço? É permitido?

O CTB não faz nenhuma referência direta a respeito do assunto, porém não é recomendado por especialistas, visto que o condutor não teria a mesma força e habilidade com os pedais.

Dica para as mulheres: 

Uma sugestão para as condutoras que não “descem do salto”, é que a mesma tenha sempre dentro do seu veículo, um calçado apropriado para fazer a troca quando for dirigir.

Dica para os homens: 

Em dia de chuva, os sapatos masculinos que tem o solado muito liso, podem se tronar escorregadios e comprometer a segurança dos pedais. É interessante o uso de sapatos com solado de borracha, antiderrapante, bem flexível e tênis, desde que calçado corretamente.

Muito embora sejam essas informações de conhecimento de todos, um número expressivo de condutores continuam negligenciando tais normas. O uso de calçado inadequado ao dirigir além de colocar em risco a segurança no trânsito, constitui infração de trânsito de natureza média, com multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 A legislação de trânsito não quer impor um modelo de calçado que as pessoas devem comprar, basta que o condutor deixe dentro do veículo um modelo que seja ideal para dirigir. Isso pode evitar um acidente e suas graves consequências.

Última atualização em Qua, 04 de Dezembro de 2013 12:42
 

Conheça Jataí

Carregando...
Brasão de Jataí Copyright © 2014. Prefeitura de Jataí.
Rua Itarumã, nº 355, Setor Santa Maria
Telefone Geral: (64) 3632-8800
Atendimento: Das 8h as 11h e das 13h as 17h

Ir direto para o topo