Adicionar aos favoritos

Secretarias e Órgãos

Febre Amarela Imprimir E-mail

      Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que dura cerca de 10 dias e pode até levar à morte. É transmitida por mosquitos silvestres (Haemagogus sp - Sabethes sp) e pelo Aedes sp, o mesmo da dengue.
     Ocorre com maior freqüência entre os meses de dezembro e maio, quando fatores ambientais propiciam a proliferação dos mosquitos que picam o macaco doente, adquirem o vírus e passam a transmitir a doença para outros macacos e também para o homem, que adentram áreas florestais sem estarem devidamente imunizados. Ao retornarem as áreas urbanas, o homem torna-se fonte de infecção para o Aedes aegypti ou Aedes albopictus, que contribuem também para a transmissão pessoa a pessoa. 
    O Município de Jataí pertence à Área com Recomendação Vacinal (ACV), e por este motivo, toda a população inclusive a viajante, especialmente os que visitam matas como: ecoturistas, caminhoneiros, agricultores, lavradores, dentre outros, devem procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo para atualização da carteira de vacinação, além de considerar o uso de calça e camisa de manga longa, repelentes para insetos como medidas de proteção individual ao adentrar as matas.
      Atenção: Adoecimento, morte ou suspeita de morte de macacos, deve ser informada imediatamente ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde – NVEAS / UVZ pelos seguintes telefones: 90908444-9887 (Plantão a cobrar, diuturnamente) ou 080062-7744 / 3636-1016 (horário comercial) para que a investigação de epizootias em Primatas não Humanos sejam adotadas.
  
FEBRE AMARELA MATA!!!. 
MANTENHA SEU CARTÃO DE VACINA ATUALIZADO!!!



 

Conheça Jataí

Carregando...
Brasão de Jataí Copyright © 2017. Prefeitura de Jataí.
Rua Itarumã, nº 355, Setor Santa Maria
Telefone Geral: (64) 3632-8800
Atendimento: Das 8h as 11h e das 13h as 17h

Ir direto para o topo