MEIO AMBIENTE | As queimadas são um prejuízo a vida

Texto: Nicolas Mardem
Arte: Nathália Lima

463

A Prefeitura de Jataí está intensificando as ações preventivas e agindo com maior rigor na fiscalização e na aplicação das penalidades cabíveis contra quem causar focos de incêndio. Todos os anos, o período de junho a novembro é alarmante, essa é uma época do ano de clima extremamente seco, favorecendo a propagação das queimadas resultantes da intensificação das queimadas pelo homem no cerrado.

Além do risco de grandes tragédias, causar uma queimada sem controle, mesmo por um gesto aparentemente pequeno como descartar uma bituca de cigarro aceso – pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo, comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a vida, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

A queimada ilegal é crime punível pela lei de crimes ambientais, Lei 9605/98 e pelo decreto 6514/08 (Art.62, parágrafo XI), com multa que pode variar entre R$ 5.000,00 e R$ 50.000.000. Para que as ações de prevenção a focos de incêndio, às queimadas e às tragédias ambientais tenham sucesso a prefeitura pede que a população denuncie, se possível, auxilie na consolidação das ações de flagrantes, por meio de denúncias diretamente à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone: (64) 9 8438-3280.

Não coloque fogo em lixo doméstico ou terreno baldio. Não ateie fogo em área urbana ou rural. Não jogue bituca de cigarro em áreas de matas ou estradas. Não coloque em risco a sua vida e a de outras pessoas, o meio ambiente agradece.

Contamos com a colaboração de todos.