MEIO AMBIENTE | Projeto Ponto de Entrega Voluntário – PEV

Texto: Ian Paniago

A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo lançou o Projeto Ponto de Entrega Voluntário no dia 3 de junho de 2019 durante o evento “Mês do Meio Ambiente: Sustentabilidade e seus desafios”, que ocorreu em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho).
Os Pontos de Entrega Voluntários, ou PEVs, são constituídos de contêineres, instalados em pontos estratégicos na cidade, de forma que a população deposite resíduos recicláveis, previamente separados em suas residências. Esses resíduos são, então, coletados nos PEVs pelo pessoal autorizado, seguindo uma frequência determinada, e encaminhado às cooperativas e às empresas de reciclagem.
Os PEVs, quando instalados, concomitantes com a coleta seletiva porta a porta, proporcionarão um aumento dos resíduos que serão encaminhados à reciclagem, promovendo diversos benefícios: diminuição de resíduos encaminhados ao aterro sanitário, prolongando sua vida útil, geração de renda, educação ambiental e participação social.
A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo procura por parceiros que auxiliem na confecção dos PEVs, colaborando com o projeto. O valor médio de cada contêiner é de R$ 1950,00, baseado na cotação feita na cidade de Jataí, com valores de referência. As empresas parceiras podem optar por entregar o material pronto e terão seus nomes divulgados no PEV.
Os locais previamente definidos para implantação dos 4 PEVs foram:
a) Avenida 31 de Maio, nº 1042 – Setor Epaminondas (Nos arredores do Estádio Municipal Arapucão);
b) Viela Sebastiãozinho Maria, nº 40 – Conjunto Estrela D’Alva (Associação de Moradores do Setor Estrela D’Alva);
c) Rua C-005 com a Rua Prof. Dom. Albina – Brisas I;
d) Rua Miranda de Carvalho – Praça da Maromba;
e) Rua Voluntários da Pátria com a Rua Dom Pedro II – em frente ao lago Diacuy.
O PEV próximo ao Estádio Arapucão já foi instalado.