ORGULHO DO HC | Hospital das Clínicas é referência no tratamento e no fornecimento gratuito de medicamentos contra hepatites B e C

Foto e texto: Marco Júnior
Revisão: Alessandro Luz

616

O Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho (HCSC) é referência no tratamento integral de portadores de hepatite B ou C, o que dá mais conforto a seus pacientes, oriundos dos dez municípios atendidos, os quais não têm necessidade de irem a Goiânia. Por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), o HCSC também garante acesso a todos os medicamentos necessários ao tratamento.

De acordo com o médico infectologista Hélio Ranes de Menezes Filho, do Serviço de Assistência Especializada e do Centro de Testagem e Aconselhamento do hospital, a hepatite B quando se torna crônica requer acompanhamento por toda a vida, no entanto, a doença pode ser estabilizada e controlada, desde que descoberta em fases iniciais. Já a hepatite C pode apresentar possibilidade de cura superior a 95% dependendo do subtipo do vírus e do estágio em que é diagnosticada.

No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), são realizados testes sorológicos gratuitos para hepatites B e C, além de outros exames, como de HIV e sífilis.