PISCICULTURA | 1º Simpósio de Zebrafish no Sudoeste Goiano & 1º Simpósio de Piscicultura do Vale do Peixe

Texto: Alessandro Luz
Arte: Douglas Zanuzzi

153

De hoje (7) até sábado (9), na Universidade Federal de Jataí (UFJ), acontecem o 1º Simpósio de Zebrafish no Sudoeste Goiano & 1º Simpósio de Piscicultura do Vale do Peixe. O evento é realizado pela UFJ, a FAEG Jovem e o Biociência Animal, com o apoio da Prefeitura de Jataí.

Hoje (7), das 13h30 às 17h30, o Simpósio de Zebrafish desenvolve quatro minicursos: Biologia Molecular e CRISPR-CAS9, com a Dra. Luciani Renata Silveira de Carvalho; Técnicas de Coleta de Material para Diagnóstico de Doenças; com o Dr. Klaus Saturnino; Dissecação de Zebrafish, com o Dr. Fabiano Campos Lima; e Desenvolvimento Embrionário de Peixe, com a Dra. Carminda Sandra Brito Salmito-Vanderley. Das 15 às 15h30, haverá intervalo para coffee break.

Amanhã (8), ocorre o ciclo de palestras do evento. Começando com o credenciamento às 7h30. Em seguida, às 8h30, acontece a palestra Desenvolvimento Embrionário em Peixes, com a Dra. Carminda Sandra Brito Salmito-Vanderley. Às 9h45, a Dra. Renata Jurema Medeiros discorre sobre o tema Uso de Zebrafish para Monitoramento de Qualidade de Água. Às 11h, a Dra. Luciani Renata Silveira de Carvalho ministra Zebrafish e Metabolismo Dependente de GH. Após o almoço, às 13h30, a palestra é Sistema de Recirculação para Peixes de Biotério, com o Dr. Leandro Santos Costa. 14h45, o Dr. Adriano Carvalho discorre sobre Seleção Genética de Peixes. Após o coffee break, às 16h30, tem a palestra de encerramento Histopatologia de Brânquias e Fígado, com o Dr. Carlos Eurico Fernandes.

No sábado (9), acontece o 1º Simpósio de Piscicultura do Vale do Peixe, que traz mais um ciclo de palestras. A partir das 7h30, é o credenciamento. Às 8h30, a Dra. Luciana Sperandio Floriano ministra a palestra Qualidade de Pescado. Às 11h, tem Hibridização em Peixes de Produção, com o Dr. Adriano Carvalho. Após o almoço, às 14h45, tem Técnicas de Reprodução em Peixes Tropicais, com o Dr. Luís David Solís Murga. Após o coffee break, às 16h30, o Dr. Klaus Saturnino ministra Doenças em Peixes.

Participe!