Prefeitura de Jataí vai realizar dez dias de manejo ambiental

329

O “Dia D” do manejo ambiental, ação da Prefeitura de Jataí, vai acontecer em 16 de março, com encontro no Lago Diacuí a partir das 7 horas e atividades até às 17 horas. E entre os dias 18 a 28 de março, acontecerá o período de manejo ambiental. Serão dez dias de ações por toda a cidade, sempre das 7 às 17 horas.

O manejo ambiental é uma ação da Secretaria da Saúde em conjunto com as demais secretarias municipais e entidades privadas de Jataí, e tem por objetivo eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar e promover a integração com a comunidade. O Aedes transmite além da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Equipes compostas por agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e trabalhadores braçais contratados vão realizar visitas em todos os imóveis do município para a retirada somente de materiais inservíveis que possam acumular água.

Durante os dias do manejo ambiental, haverá também uma equipe com maquinário pesado para a retirada dos criadouros maiores. De acordo com o último boletim epidemiológico de dengue do Estado de Goiás, a cidade de Jataí está entre os municípios com médio risco para uma epidemia de dengue.

É fundamental a participação da população, que deve realizar uma limpeza prévia no seu imóvel e separar os materiais inservíveis que vão ser coletados pela equipe do manejo, além de receber a equipe.