SAÚDE | Hemocentro de Jataí intensifica campanha de doação de sangue devido baixo estoque da unidade

Texto: Nicolas Mardem

606

O Hemocentro de Jataí iniciou no mês de maio uma campanha para elevar o número de bolsas de sangue da unidade, que com a pandemia do coronavírus tem diminuído consideravelmente. Segundo a médica da unidade, Myrian Queiroz, o Hemocentro de Jataí tinha uma boa quantidade de doadores por dia, porém após o início da pandemia esse número caiu.

Myrian explica ainda as orientações durante essa pandemia, “A orientação do Ministério da Saúde é para que as pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas”, esclarece.

Doação Agendada

A Hemorrede Pública de Goiás também lançou o serviço de agendamento on-line pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone da unidade (64) 3632-8778, para que qualquer pessoa possa escolher o melhor dia e horário para fazer sua doação. O agendamento tem como objetivo evitar aglomerações no Hemocentro, além disso, outra medida de combate ao Covid-19 são os dispensers com álcool em gel que estão disponíveis no ambiente. Além dessas medidas, está sendo realizada a limpeza da unidade com todos os protocolos para a segurança do doador.
O Hemocentro de Jataí funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, na Rua Joaquim Caetano com a Rua Caçu, s/nº, Bairro Divino Espírito Santo, dentro do Hospital das Clínicas, Jataí – GO.

Quem pode doar?

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Faça continuamente esse gesto de amor ao próximo. O Hemocentro precisa de você. Doe sangue, Doe vida!

Hemocentro Regional de Jataí – HCSC
(64) 3632-8765 / Atendimento: 8 às 18h
Rua Caçu esquina com Joaquim Caetano