SAÚDE | Prefeitura de Jataí continua realizando testagem na população

Texto: Nicolas Mardem
Arte: Nathália Lima

153

A Prefeitura de Jataí, por meio do Laboratório Elzevir Ferreira Lima, do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho informa sobre o cronograma de testagem para Covid-19.

Serão testados 1.200 munícipes para a elaboração de um Inquérito Epidemiológico. O município foi dividido em sete áreas epidemiológicas e as senhas foram entregues conforme critério estabelecido pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica.

Ontem (05) foram distribuídas 200 senhas nas áreas 03 e 05, na qual estão inclusos bairros como Popular, Sodré, Paraíso, Fátima, Epaminondas I, Jd. Goiás e Bela Vista, dessas, apenas 113 pacientes compareceram.

Hoje (06), os testes estão sendo realizados na área 05, na qual estão inclusos bairros como Santo Antônio, Aeroporto e Planalto.

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância do comparecimento da sociedade e comunica que a testagem segue os padrões sanitários, sendo realizados através do Método Imunocromatografia com amostras biológicas obtidas por meio de punção venosa para centrifugação e preparo de soro.

As marcas dos kits possuem liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), além disso foi validado e aprovado pelo Controle Interno de Qualidade.

As coletas acontecem na própria unidade laboratorial. Os munícipes devem comparecer a recepção do Laboratório no HCSC portando documento pessoal com foto e a senha, obedecendo os horários e datas previamente estabelecidos. No turno matutino ocorrem no horário das 08h às 12h e no vespertino, das 13h às 16h.

Os resultados positivos serão entregues em dois dias úteis após a coleta. Os pacientes com resultados positivos serão encaminhados para atendimento na Área Covid-19 e devem obrigatoriamente passar por consulta médica.