SAÚDE | Reunião na Secretaria de Saúde finaliza estratégias para ações de manejo ambiental

Ontem (11), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, houve uma reunião para definir os últimos ajustes da campanha de Manejo Ambiental, que se inicia dia 16 e se estende até dia 28 desse mês.

Estiveram presentes Luiz Carlos Bandeira, secretário de Saúde, Eduardo Jailton Prado Naves, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Nelson Antônio da Silva, secretário de Relações Institucionais, Vitor Hugo, gerente geral de Endemias, Rosana Marques, supervisora geral de Endemias, Morgana Lima, gerente do Departamento de Biologia da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, e Glazielia Ferreira, diretora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

O Manejo Ambiental é uma ação promovida pela Secretaria de Saúde em conjunto com as demais secretarias municipais e entidades privadas de Jataí, e tem por objetivo principal eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar e promover a integração com a comunidade. O Aedes transmite, além da dengue, a febre amarela, a zika e a chikungunya.

É importante salientar que, em um comparativo entre o período de 01 de janeiro a 08 de março de 2018 com o mesmo período desse ano, houve um aumento de 47% dos casos de dengue no município, com dois óbitos em investigação. Portanto, é importantíssimo o engajamento de toda a comunidade para a redução dessa estatística.

Equipes compostas por agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e trabalhadores braçais contratados realizarão visitas em todos os imóveis do município para a retirada somente de materiais inservíveis que possam acumular água. Haverá também uma equipe com maquinário pesado para a retirada dos criadouros maiores.

A prefeitura pede que a comunidade jataiense se envolva, realizando uma limpeza prévia no seu imóvel, separando os materiais inservíveis que serão coletados e recebendo bem as equipes que farão o manejo.

CONFIRA O CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

16/03 – Dia D – A partir das 07h30, no laogo Diacuy, será realizado o evento que marcará a abertura da programação. Serão realizadas orientações, bem como vacinações e outras atividades educativas.
18/03 a 22/03 – As equipes estarão nos bairros (segunda a sexta-feira)
25/03 a 28/03 – As equipes estarão nos bairros (segunda a quinta-feira)