SECRETARIA DE SAÚDE

Ações, Programas e Projetos
SECRETARIA DE SAÚDE

Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT): tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ): tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

Programa de Atenção à Saúde da Mulher: essa rede deve assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Programa Academia da Saúde: estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos, conhecidos como polos, do Programa Academia da Saúde.

Programa de Ostomia. Conta com consulta de enfermagem, psicológica e nutricional, além da dispensação de material; visando a reabilitação do paciente, com ênfase para o autocuidado e prevenção de complicações nas ostomias.

Programa de Diabetes, Hipertensão Arterial e Idoso. São realizadas consultas programadas a pacientes hipertensos, diabéticos ou acima de 60 anos com equipe multiprofissional da atenção básica, composta por médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e outros, com o objeto de adequação de tratamento e prevenção de complicações. Ainda são realizados acompanhamentos pelo agente comunitário de saúde que fornece orientações sobre hábitos de vida saudável e vários eventos de educação em saúde. Todas as unidades básicas fornecem esses atendimentos.

Programa de Tuberculose e Hanseníase. Esses programas têm como objetivo fazer a prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes acometidos por essas doenças, essas que são de grande interesse social, visto que podem levar a sequelas graves e até mesmo a morte. São oferecidos atendimentos nas unidades básicas e em casa de diagnostico o paciente pode ser encaminhado ao programa que prestará todo o atendimento necessário com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros. Também é feito trabalho de conscientização e educação em saúde com a comunidade em geral.

Programa do Idoso. O objetivo do programa é viabilizar uma política de Atenção Integral a Saúde do Idoso, tendo como objetivo a promoção de saúde, qualidade de vida, assistência e reabilitação. Sendo as principais metas: aprimorar, manter e recuperar a capacidade funcional, valorizando a independência física e mental da pessoa idosa, redescobrindo possibilidades de viver sua própria vida como também a fase do ciclo vital, com a melhor qualidade possível.

Projeto Toque pela vida. Tem como objetivo informar, orientar e disponibilizar à população de Jataí (homens e mulheres) quanto à etiologia, os fatores de riscos, e os tipos de exames preventivos do câncer de mama e do câncer de próstata. Os eventos serão realizados nos meses de outubro e novembro respectivamente, com datas ainda a serem programadas.

Feirinha da saúde dos pais. Objetivo é promover ações preventivas que contribuam para a saúde do homem, buscando uma melhor adesão deste público dentro da APS, será realizada no dia 28/08/2017 na unidade de saúde da Av. Goiás.

Projeto Siga Bebê. Capacitação dos profissionais de saúde para fornecer atendimento de qualidade às gestantes, neonatos e crianças, com o objetivo de melhorar índices de mortalidade infantil e materna, esse projeto faz parte do Projeto estadual Goiás mais competitivo.

Projeto Fortalecendo a atenção básica. Projeto com o objetivo de melhorar a qualidade do acesso e do serviço da atenção básica. As ações abrangem toda área da atenção básica, incluindo treinamentos e ações organizacionais.

Arte em defesa da vida. Realizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através de edital previamente divulgado nas escolas com professores e alunos, bem como nos meios de comunicação. O qual os participantes (alunos) realizam trabalhos artísticos com temas voltados para eliminação do mosquito Aedes aegypti.

Programa Goiás contra o Aedes. É um programa lançado pelo Governo do Estado com objetivo de eliminação mecânica dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Realizado mensalmente visitas nos imóveis pelos Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, Regional de Saúde e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O objetivo é visitar 100% dos imóveis, realizar as devidas orientações, eliminação dos possíveis criadouros e retirada dos inservíveis. A partir do período em que iniciou o projeto houve redução significante no número de casos notificados e confirmados de dengue em nosso município.

Rua Riachuelo, 2.762 – Vila Fátima
Atendimento: 8h às 11h | 13h às 17h