SECRETARIA DE SAÚDE

Hospital das Clínicas
SECRETARIA DE SAÚDE

MUNICÍPIO POLO DA REGIÃO DE SAÚDE SUDOESTE II

O município de Jataí possui uma rede assistencial que atende os três níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), além de manter pactuação via Programação Pactuada Integrada (PPI) com outros municípios, para os demais procedimentos não ofertados localmente. É o município polo da Região de Saúde Sudoeste II, atendendo também, por abrangência e referência, todos os 10 municípios desta região: Aporé, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Jataí, Mineiros, Perolândia, Portelândia, Serranópolis e Santa Rita do Araguaia. O município de Jataí é referência para todos os municípios da região e a porta de entrada principal da Rede Urgência e Emergência (RUE). Jataí possui a maior unidade hospitalar da região de saúde: o Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, um complexo assistencial 100% SUS, de gestão municipal com abrangência regional, Porta de Entrada Hospitalar para a Rede de Atenção a Urgência e Emergência da Região de Saúde Sudoeste II. A unidade de saúde mantém em funcionamento:

– Assistência hospitalar: 86 leitos, sendo 24 de cirurgia geral; 24 de clínica geral; 32 de obstetrícia; 06 pediátricos. Exames: Laboratório, raio-x, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, doppler vascular. Aos pacientes internados são oferecidos serviços de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Assistência Social. A unidade está sendo ampliada, adequando à nova política das linhas de cuidados da urgência e emergência com mais leitos de internação, nova recepção e rampa de acesso à estrutura existente, com área estimada de 6.200 m² em construção.

Urgência/Emergência: mantém funcionamento do serviço de emergência 24 horas. Conta ainda com serviço especializados de emergências obstétrica, pediátrica e odontológica, além de sobreaviso das demais especialidades, como ortopedia, cirurgia, oftalmo, angiologia (cirurgião vascular), cardiologia, otorrino, urologia, bucomaxilo, anestesia, endocrinologia, etc.

Ambulatório: abriga ambulatórios de referências para as especialidades angiologia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, mastologia, oftalmologia, ortopedia, otorrino, pediatria.

Serviço de apoio diagnóstico e terapêutico (SADT): laboratório de análises clínicas, raios-x, tomografia computadorizada, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma.

UTI (Unidade de Terapia Intensiva): possui 06 leitos de UTI Adulto Tipo II habilitados (um com equipamento para hemodiálise) e mais 4 leitos novos em fase de habilitação, bem como previsão de ampliação de mais 10 leitos pediátricos.

 

ESTÃO NAS DEPENDÊNCIAS DO HCSC:

Serviço de Assistência Especializada (SAE): unidade assistencial de caráter ambulatorial que fixa o paciente portador de HIV/AIDS em uma equipe que o acompanhará ao longo de sua enfermidade.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): unidade de saúde que oferece o diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, de forma gratuita, atendendo sua demanda social, tanto espontânea quanto provocada.

Hemocentro: coordena e desenvolve as ações estabelecidas nas Políticas de Sangue e Hemoderivados. Encaminha ao hemocentro coordenador as amostras de sangue para a realização dos exames sorológicos.

Secretaria da Saúde
Rua Riachuelo, 2.762 – Vila Fátima
Atendimento: 8h às 11h | 13h às 17h
Telefone: (64) 3606-3600