SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA

Unidades Socioassistenciais
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA

CRAS Jardim da Liberdade

Localizado no meio urbano periférico e aberto oito horas por dia, atende 17 bairros. Atualmente, encontra-se referenciado com cinco mil famílias. A instituição congrega a equipe volante, que atende nove assentamentos no distrito de Jataí.
Rua Manoel da Costa Lima, 541 | Bairro Jardim da Liberdade | (64) 3632-4057

CRAS Vila Sofia

Abrange uma área de 24 bairros com sua equipe multiprofissional. Atualmente, o equipamento atende 2.500 famílias referenciadas.
Rua Enedino Peres de Assis, 634 Qd. 30, Lt. 10 | Vila Sofia | (64) 3636-2323

CRAS Mauro Bento

A Praça CEU é um instrumento público que integra o mesmo espaço com programas e ações culturais, voltados a práticas esportivas e ao lazer, busca ampliar a formação e qualificação para o mercado de trabalho, disponibiliza os serviços socioassistenciais à comunidade carente, e promove as políticas de prevenção à violência e de inclusão digital cuja finalidade é promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social. Constam vários espaços a serem utilizados pela comunidade, como biblioteca, cine-teatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Atualmente o Cras Mauro Bento encontra-se com 2.500 famílias referenciadas cuja sua cobertura geográfica e para atender 21 bairros.
Rua 11, 614 | Praça Ceu | Bairro Mauro Bento | (64) 3631-0621

Centro de Convivência Projeto Abelha

 Voltado ao atendimento de crianças e adolescentes por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), referenciados no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Jardim da Liberdade.  Tem capacidade para atender 400 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade, no contraturno escolar. No espaço, são ofertadas diversas oficinas socioeducativas em consonância com diversas atividades recreativas, como aulas esportivas, atividades manuais, aulas de dança, música, taekwondo, entre outras cuja finalidade é contribuir com a prevenção das chamadas situações de risco e vulnerabilidade social, complementando o trabalho social realizado com as famílias.
Avenida Rio Branco, 22 | Setor Epaminondas II

Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, por meio de violência física, psicológica ou negligência, violência sexual, afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção, situação de rua, abandono, trabalho infantil, discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia, descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade por adolescentes, entre outras.
Rua Benjamim Constant, 1073, Centro | (64) 3636-7327

Lar Transitório Nair Alves Almeida

Atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses encaminhadas pelo juiz da Vara da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Jataí e Ministério Público. Visa acolher e garantir proteção integral, restabelecer vínculos familiares e sociais, no intuito de apoiar, fortalecer e emancipar com dignidade.
Rua 16, 1900 Qd. 04 | (64) 3632-4154

 Lar do Idoso Recanto Feliz João França

Proporciona, ao acolhido, um atendimento mais próximo possível de um lar com qualidade de vida e dignidade. O atendimento é ofertado para idosos acima de 60 anos, de ambos os sexos, moradores do município, com capacidade de acolher até 35 pessoas.
Rua Sebastião Rocha Cintra, 119 | Setor Planalto | (64) 3636-6622

Condomínio Vila Vida

O Condomínio Vila Vida tem como objetivo acolher em 30 unidades domiciliares pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, aposentados, que não tenha moradia própria, com autonomia funcional e dentre outros.
Rua Inácio José de Melo, 395 | Bairro Santa Terezinha.

Centro de Convivência Vila Vida

Espaço destinado ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, dando oportunidade à participação do idoso na vida comunitária, prevenindo também as situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo.
Rua Inácio José de Melo, 395 | Bairro Santa Terezinha.

Programa de Aquisição de Alimentos

Visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O programa é uma das ações do Governo Federal, em parceria com o município, para a inclusão produtiva rural das famílias mais pobres.

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no município, afim de incluí-las nos programas sociais do Governo Federal e das ações municipais. Atualmente encontra se 8.944 famílias inscritas em jataí. Podem se cadastrar no CadÚnico as famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Aquelas famílias que tenham renda superior a meio salário mínimo poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios. Os principais programas do Cadastro Único são; Programa Bolsa Família, Beneficio de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Carteira do idoso, Aposentadoria para pessoas com Baixa renda, Telefone Popular, Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, Passe Livre para Idoso, Programas Cisternas, Água para Todos, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário, Carta Social, Serviços Assistenciais, Programa Brasil Alfabetizado, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania
Rua Benjamin Constant, 1073 – Centro
Atendimento: 8h às 11h | 13h às 17h
Telefone: (64) 3632-4039 | Fax: (64) 3632-4148