TRÂNSITO | SMT inicia processo de vistoria semestral do transporte escolar urbano

Texto: Alessandro Luz
Arte: Douglas Zanuzzi

A partir de hoje (12), a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) inicia o processo de vistoria semestral do transporte escolar urbano. A ação tem como principal objetivo garantir a segurança dos estudantes.

De hoje até dia 18, é a fase de entrega de documentos, quando serão verificados a validade e a pontuação da CNH e o documento do veículo. As vistorias nos veículos começam dia 19 e vão até 23 de agosto.

A vistoria, que será realizada no pátio da SMT, avaliará itens importantes, como a presença e funcionamento dos cintos de segurança, a validade e a carga do extintor, a presença de macaco, triângulo, chave de roda e martelo quebra vidro, a largura das janelas, o estado de conservação dos pneus, a presença e a conservação de limpadores de para-brisas, o funcionamento da parte elétrica (luz de freio e de ré, pisca alerta, farol – luz baixa e luz alta – lâmpadas de posição), a presença do tacógrafo (equipamento que registra informações como velocidade e quilometragem), além das condições de higiene e de conforto do veículo.

Os veículos aprovados receberão o “selo de conformidade”, que garante o exercício da atividade durante o segundo semestre de 2019. É importante salientar que após o prazo de vistorias, o veículo que não possuir o selo atualizado que comprove vistoria recente será retido no estacionamento da SMT e o condutor autuado com multa de natureza grave. Além disso, o condutor que não estiver devidamente registrado e qualificado para a atividade também deverá ser punido. Por isso, veículos e condutores ainda não cadastrados junto à SMT devem procurar, o mais rápido possível, a Coordenadoria de Cadastros, Registros e Vistorias, localizada na sede da superintendência, para a devida regularização.

PAIS OU RESPONSÁVEIS CONTRATEM SOMENTE VEÍCULOS
E MOTORISTAS REGULARIZADOS

Os pais ou responsáveis pelos estudantes devem verificar se o veículo que transportará o aluno possui o selo de conformidade e, também, se o motorista possui habilitação que permita dirigir aquele tipo de veículo. Quaisquer dúvidas, podem procurar a SMT para saber se os veículos passaram por vistoria e se estão com situação regular.

Superintendência Municipal de Trânsito
Rua José Manoel Vilela, 413, Centro