Boletim Epidemiológico sobre o Coronavírus em Jataí

Texto/Revisão: Andryelle Freitas de Rezende
Arte: Franco Maia

816

A Prefeitura de Jataí, através da Superintendência de Vigilância em Saúde informa que desde o início da pandemia em Jataí até a presente data, foram notificados 24.396 casos suspeitos de COVID-19. Destes, 812 foram descartados, 5.297 casos suspeitos de COVID-19 estão em investigação (destes, 03 foram a óbito), 6.899 casos foram encerrados como Síndrome Gripal Não Especificada e outros 243 casos foram encerrados como Síndrome Respiratória Aguda Grave Não Especificada. Do total de casos notificados, 11.145 foram confirmados como COVID-19, destes, 31 foram registrados nas últimas 24 horas.

Dos 11.145 pacientes confirmados, 53 estão internados (isolamento hospitalar) e 1.520 se encontram em isolamento domiciliar. Quanto à evolução clínica dos pacientes confirmados, 9.273 estão recuperados da COVID-19 e 299 evoluíram para óbito pela doença. 04 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. A taxa de letalidade da COVID-19 em Jataí atualmente é de 2,68%.

Em relação à taxa de ocupação hospitalar, esta é calculada com base no número de leitos de isolamento disponíveis nas unidades hospitalares (atualizados diariamente) em relação ao número de leitos ocupados. Cabe ressaltar que tanto pacientes de Jataí quanto de outras cidades podem ocupar os leitos do município, entretanto, pacientes de outras localidades não entram na contabilização de casos confirmados ou suspeitos de Jataí, visto que os casos são contados por município de residência.

De acordo com informações atualizadas pelos hospitais, em Jataí temos 82 pacientes internados suspeitos ou confirmados de COVID-19, destes, 36 pacientes estão internados na enfermaria SUS, 34 pacientes na UTI SUS, 01 paciente na UTI conveniada ao SUS e 11 pacientes na enfermaria particular. Do total de internados, 08 residem em outros municípios, sendo que 07 estão ocupando leitos de UTI e 01 ocupam leitos de enfermaria. A taxa de ocupação de leitos exclusivos para COVID-19 no município hoje é: enfermaria SUS (97,3%), UTI SUS (94,4%), UTI conveniada ao SUS (100,0%) e enfermaria privada (64,7%).

Cabe salientar que os casos encerrados como Síndrome Gripal Não Especificada são aqueles cujo paciente apresentou sintomas gripais semelhantes aos da COVID-19, entretanto, os exames foram negativos ou não detectáveis para Sars-Cov-2. Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave Não Especificada refere-se aos pacientes que evoluíram para internação com suspeita de COVID-19, porém os exames de imagem e/ou laboratorial descartaram a doença, não sendo identificado o agente causador da mesma.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jataí elabora e divulga diariamente o Boletim Epidemiológico da COVID-19 a partir das informações inseridas nos sistemas de informações oficiais do Ministério da Saúde, e-SUS VE e SIVEP Gripe, conforme endereço de residência informada pelos usuários.

As informações epidemiológicas estão sujeitas a alteração para mais ou para menos. As eventuais inconsistências nos números serão atualizadas a partir das investigações e correções feitas diariamente nos sistemas de notificação.

Para orientações via telefone ligue: (64) 3606-3693 – Núcleo de Vigilância Epidemiológica.