Alunos da Escola Municipal de Teatro e Dança de Jataí participam de um intercâmbio de vivências corporais em Mineiros-GO.

A Secretaria Municipal de Cultura e Escola Municipal de Dança de Jataí levaram alunos para o XIII Encontro de Dança do Sudoeste Goiano, nos dias 05 a 08 de maio de 2022, realizado na cidade de Mineiros-GO, projeto contemplado por Edital da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, com recursos da União através da Lei Aldir Blanc Emergencial de Cultura.

Na oportunidade, foi proporcionado aos interessados o aprimoramento e qualificação de suas movimentações dançantes através de oficinas e workshops gratuitos.  Além disso, representaram Jataí na mostra não-competitiva, inscrevendo 6 performances, arrancando críticas e elogios de jurados e plateia. “Eu fiquei encantado com o resultado alcançado. Ver as meninas se envolvendo nos workshops, se entregando, absorvendo o máximo de conhecimento e aprimorando, foi de orgulhar. Sinto que a Escola de Dança está dando saltos incríveis e logo iremos lançar nosso primeiro grupo de dança”, diz o coordenador e professor da Escola Municipal de Dança de Jataí, Flávio Ferreira. Além disso, a organização do evento disponibilizou alojamento gratuito aos interessados.

Os alunos ficaram bem envolvidos no processo de aprendizagem. “O evento fez com que eu conhecesse diferentes formas de se movimentar, já que tivemos workshops de diferentes ritmos e estilos. Além disso, ajudou a melhorar meu improviso, e agora estou interessada em conhecer um pouco mais da teoria da dança. E claro, melhorar o que eu já sei e aprender o que eu deixei passar despercebido.” Aluna Kaila Carvalho, que performa em estilo K-pop, na Escola Municipal de Dança de Jataí.

“O evento em si e as pessoas que estavam na produção me deixou confortável, os professores superacessíveis, além dos workshops e oficinas quebrando a estética da técnica e nos permitindo explorar formas diversas e alcançáveis de se mover. Agora tenho mais criatividade de improviso e posso me permitir ser “estranha” e diferente dançando o que e como eu quiser e não o que as pessoas querem que eu dance. Quanto à mostra, eu amei muito! As avaliações dos técnicos vão acrescentar muito em meu processo evolutivo de criação. Agora o Arteato faz parte do meu processo artístico e sou grata à Prefeitura de Jataí por nos fazer brilhar lá.” Ana Karolina da Silva, dançarina independente de Danças Urbanas e ex-aluna da Escola, que foi representando a cidade.

Já a aluna da Escola e psicóloga, Ana Clara Modesto, afirma que aprendeu “… as variações de estilos de dança, a postura e a consciência corporal necessárias para realizar os movimentos e que toda parte do corpo tem movimento! O corpo é vivo e pulsante e a dança dá visibilidade para isso! Percebi como a dança nos faz explorar possibilidades no corpo e possui um caráter terapêutico, tanto de contato consigo mesmo e com sentimentos difíceis de nomear, quanto de receber e compartilhar a dança com um outro numa construção estética e poética. Vivendo tudo isso a partir de um lugar de afeto e acolhimento e não somente de técnica. A dança como um corpo coletivo e político também. Só gratidão por essa experiência.”

A coordenação e Prefeitura Municipal de Jataí agradecem a receptividade da cidade de Mineiros, alojando nossos jataienses representantes.

Confira momentos abaixo.