A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Núcleo do Câncer, vai realizar no próximo dia 27 de outubro, a Campanha de Combate ao Câncer Bucal. Durante a ação serão realizados exames e coleta de material para biópsia e orientações para identificação dos sinais e sintomas do câncer bucal.

Os atendimentos serão realizados de forma gratuita para toda população e terão início às 08h às 17h e sem intervalo para almoço no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Av. Dep. Costa Lima – Vila Santa Maria, ao lado da OSEGO.

O câncer bucal (também conhecido como câncer de boca, câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que pode afetar lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, região inferior e superior da língua, sendo mais comum em homens acima de 40 anos.

Algumas ações que podem aumentar o risco do Câncer Bucal são: Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção labial e excesso de gordura corporal. Exposição constante a óleo de corte, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico também estão ligados ao desenvolvimento do câncer de boca.

Existem algumas maneiras de prevenção, tais como não fumar, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, manter o peso corporal dento dos limites da normalidade e manter boa higiene bucal.