COMUNICADO | Boletim Epidemiológico sobre o coronavírus em Jataí

Texto: Nicolas Mardem
Arte: Gabriel Alves

A Prefeitura de Jataí através da sua Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica comunica a população que está adotando todas as medidas necessárias para conter a disseminação do COVID-19 em Jataí.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que cada cidadão cumpra rigorosamente as orientações repassadas quanto às medidas de prevenção, tais como: higiene das mãos, isolamento social, não compartilhamento de utensílios, evitar aglomerações, bem como o cumprimento do Decreto Municipal 3.688/2020, a fim de evitarmos a propagação do vírus em nossa cidade.

Saiba mais sobre às classificações do caso:

NOTIFICADO: Todo caso suspeito da doença que atenda aos critérios do Ministério da Saúde que são: ter tido contato próximo com caso confirmado, suspeito de Covid-19 ou histórico de viagem para áreas de transmissão da doença nos últimos 14 dias e que apresente febre, mesmo que referida, e pelo menos + 01 sinal ou sintoma respiratório (dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, tosse, entre outros).

EM INVESTIGAÇÃO: Todos os casos suspeitos e notificados que aguardam resultados de exames ou análise clínico-epidemiológico para encerramento.

CONFIRMADO: Todo caso notificado cujo resultado de exame laboratorial confirmou POSITIVO para Covid-19.

ISOLAMENTO DOMICILIAR: Todos os casos suspeitos ou confirmados que não necessitam de internação, mas devem manter-se isolados conforme o Protocolo do Ministério da Saúde por 14 dias.

DESCARTADO: Todo caso notificado cujo resultado de exame laboratorial foi negativo para Covid-19.

INTERNADOS: São aqueles casos notificados, sejam eles confirmados ou aguardando resultados de exames, que necessitam de cuidados hospitalares.

CASOS MONITORADOS: São todos aqueles que apresentaram sintomas gripais, porém não enquadraram como caso suspeito pelos critérios do Ministério da Saúde, ou que tiveram contato próximo com casos suspeitos ou confirmados, porém não apresentaram sintomas da doença. Em ambas as situações os indivíduos também devem cumprir isolamento domiciliar por 14 dias.

Confira o boletim clicando AQUI.