COMUNICADO | Boletim Epidemiológico sobre o coronavírus em Jataí

Texto: Nicolas Mardem
Arte: Gabriel Alves

A Prefeitura de Jataí através da sua Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, comunica a população que está adotando todas as medidas necessárias para conter a disseminação do COVID-19 em Jataí e reforça a importância de que cada cidadão cumpra rigorosamente as orientações repassadas quanto às medidas de prevenção, tais como: higiene das mãos, isolamento social, não compartilhamento de utensílios, evitar aglomerações, bem como o cumprimento do Decreto Municipal 3.744, a fim de evitarmos a propagação do vírus em nossa cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica informa que em Jataí foram notificados 193 casos suspeitos de Covid-19 até a presente data, destes, 80 foram confirmados, 106 descartados e 07 aguardam resultado de exame. Dos 80 casos confirmados, 44 evoluíram para cura, 35 estão com infecção ativa e 01 óbito foi confirmado pela doença.

01 dos pacientes de Jataí positivo para Covid-19 que estava internado recebeu alta na data de hoje, 01 foi transferido ontem para o Hospital de Campanha em Goiânia e 02 permanecem em isolamento hospitalar em Jataí. Os outros 02 pacientes confirmados também continuam internados, 01 deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entretanto, os mesmos são residentes de outros municípios do Brasil e por este motivo não entram nas estatísticas municipais.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que estão sendo realizados testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em pacientes que enquadram nos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Todos os casos suspeitos e confirmados de COVID19 são acompanhados pela equipe do núcleo de vigilância epidemiológica, que realiza orientações aos pacientes e familiares, referente ao isolamento domiciliar, coleta, resultados de exames, sinais e sintomas, agendamento de consultas entre outras.

O Boletim Epidemiológico da Covid-19 é elaborado com base nas notificações locais das Unidades de Saúde e a partir da informação dos sistemas do Ministério da Saúde (e-SUS VE e Sivep Gripe). Os dados são inseridos a nível nacional considerando o município de residência do paciente.

Confira o boletim clicando AQUI.