CONCURSO PÚBLICO | Prefeitura publica edital do concurso para Guarda Civil Municipal

A prefeitura de Jataí publicou nesta terça (12) o edital para o concurso publico que preencherá o de quadro de pessoal da Guarda Civil Municipal, com 40 vagas disponíveis. Podem se inscrever homens e mulheres com idade mínima de 18 anos, ao sexo feminino o percentual de vagas não pode ser inferior a 10%. As inscrições são sem limitação máxima de idade para ambos os gêneros. É obrigatório ter concluído o nível médio de ensino e o salário-base inicial é de R$ 1.750,00.

A Guarda Civil Municipal de Jataí, entre outras atribuições também será responsável pela segurança, interna e externa, dos prédios municipais e dos eventos promovidos pelo poder público municipal. Realizará rondas preventivas, inclusive nas escolas públicas e auxiliará na segurança e na prevenção a atentados contra qualquer cidadão e ao tesouro. Outra missão é colaborar na proteção ao patrimônio ecológico e ambiental de Jataí, auxiliar no combate a incêndios, em salvamentos e nas ações de pronto-socorro.

PROVAS – As provas do concurso público para a Guarda Civil Municipal de Jataí serão feitas em quatro etapas. Na primeira, será aplicada uma prova objetiva, a segunda etapa é destinada a testes de aptidão física (TAF). Na etapa seguinte, os inscritos vão ser submetidos a exames médicos e avaliação psicológica e, finalmente, na quarta etapa, vão fazer a básica/inicial do Curso de Formação.

Ao fim da etapa dos Cursos de Formação, a prefeitura terá um prazo de 30 dias para homologar o resultado final do concurso, podendo prorrogar o prazo por mais 30 dias, se houver necessidade. Com o resultado já devidamente homologado e os aprovados já convocados a exercerem suas funções, os mesmos vão ser submetidos ao Curso de Formação Operacional específico.

Os aprovados no certame, após treinamento pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, vão estar habilitados a utilizar armas de fogo no desempenho das funções e vão ter a missão principal de exercer a proteção civil preventiva, além de prestar apoio e assistência ao policiamento ostensivo, no exercício do poder de polícia administrativa.

A taxa de inscrição é de R$ 130,00 e edital estabelece critérios para o requerimento de isenção da taxa.

As informações a cerca das datas de inscrição, conteúdo programático das disciplinas e realização das provas, serão divulgados no site da Prefeitura nos próximos dias e através do Centro de Seleção da UFG.

Confira o edital:

Anexo: