Muito prazer, sou Jataí! Museu Histórico Francisco Honório de Campos

Texto: Emília Tereza - Secretária de Cultura
Fotos: Marlene

677

Ao entrar no Museu Histórico Francisco Honório de Campos, o visitante pode-se remeter ao passado, descobrindo em cada detalhe o trabalho e a arquitetura utilizada pelos nossos antepassados. O piso de assoalho, as portas, as janelas, os móveis tudo feito com muito suor e dedicação.

Essa construção data de 1883 e foi inaugurada oficialmente no dia 14 de maio de 1994.

Todo o acervo do Museu tem favorecido às pesquisas e estudos, além de ações educativas proporcionadas às escolas que o visitam, pois possui um rico material arqueológico. Em 2015, o Museu tornou-se uma instituição endossante pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para guarda de acervos arqueológicos oriundos de projetos de licenciamento ambiental.

Outra atividade importante que se realiza no Museu é o Mutirão das Fiandeiras e Tecedeiras. Nesse encontro, as artesãs realizam todas as etapas do processo, desde o descaroçar até a confecção das peças. Essa atividade proporciona um momento de resgate de cultura entre as participantes, que entoam cantigas e relembram com alegria as histórias do passado.

O Museu Histórico Francisco Honório de Campos é uma referência regional e nacional devido ao acervo que possui.