Museu Histórico de Jataí recebe Acervo de Moda Feminina

475

O acervo e a história de Zilca Rodrigues de Lima, moradora local entre os anos de 1950-1970, está dentro da programação dos eventos da primavera dos museus com a exposição itinerante intitulada: “Dos Pés à Cabeça”: Retratos da Mulher Goiana por um Guarda-roupa (1960-1970)

A exposição tem o objetivo de mostrar a história de uma mulher moderna que se revela de grande impacto e importância ao lutar e desenvolver o seu papel no espaço fora de casa, movimentando ativamente a economia local ao sair da esfera meramente privada da família e ingressar na esfera pública e viver oportunidades.

Zilca nasceu na fazenda do Cervo, no município de Serranópolis-GO, é filha de Ana Salustia de Lima e Virgínio Hilário Rodrigues. Ela se mudou para Jataí com a intenção de estudar e logo depois trabalhar. Viveu na cidade por cerca de 20 anos.

A moda como expressão de identidade e elemento cultural e a atualização do conceito de museu como ferramentas estruturais e operacionais unem-se nesse momento transformando a dinâmica social e oportunizando mostras museais de moda em diversos espaço no mundo. Retratos antigos, fatos e histórias fazem relembrar um passado recente e fazem reviver memórias locais na comunidade, servem como atrativo para ações educativas e oportunizam lazer cultural na cidade.

Abertura: Dia 9/09, às 18 horas – Chá da tarde no Museu Histórico de Jataí.

A exposição estará presente até o dia 6 de outubro de 2022.

PROJETO DOS PÉS À CABEÇA