Nota de esclarecimento sobre crime ambiental em nascente urbana de Jatai

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE (SMMA)

Nota de esclarecimento sobre crime ambiental em nascente urbana de Jatai (Parque Ecológico Binômino da Costa Lima – Praça Olho d’água)

No sábado, dia 8 de outubro, um grupo de pessoas invadiram o lago da Praça Olho d’agua e, sem autorização da administração do parque, bem como do órgão ambiental competente, retirou uma planta aquática (Taboa) que cobria esse lago e que é de grande importância para o equilíbrio ecológico daquele corpo d’água (que é também uma nascente urbana) refletindo na sustentabilidade ambiental de Jatai, além de prejudicar estudos de fauna e flora.

A taboa foi plantada ali com o intuito de colaborar com a despoluição de uma nascente urbana tão importante para Jatai. Essa planta tem propriedades antibacterianas (devolvendo água mais pura para o lençol freático e para nossos córregos e rios) e até mesmo filtra metais pesados (tão danosos aos nossos solos e aquíferos).

Não obstante a grande importância no aspecto purificador da água, a taboa também predispõe de um ambiente especial no que tange a microfauna e fauna como girinos, sapos e rãs, ou seja, é um laboratório a céu aberto para o estudo desses anfíbios. (Não custa lembrar que esses anfíbios também podem ajudar no controle de mosquitos transmissores da dengue, Chikungunya, Zika vírus etc….)

Enfim, Jatai possui inúmeros parques urbanos ondes peixes e aves podem ser admirados e até estudados, porém o Parque ecológico do Olho d’água tem uma finalidade diferente mas não menos nobre, qual seja, colaborar com a qualidade de nossos veios d’água e oferecer um criatório de anfíbios para estudo e controle biológico de doenças. Sem falar que ainda assim oferece um local agradável para descanso e lazer.

Fazemos um apelo a comunidade jataiense que toda intervenção em áreas verdes, parques, praças, lagos etc. sejam comunicadas e, se for o caso, licenças sejam solicitadas (podendo ser liberadas ou negadas com base na legislação) a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para evitar que atos irresponsáveis e inconsequentes como esse voltem a acontecer. Por fim, informamos que criamos uma força tarefa para identificar e punir esse grupo que lesou a nossa cidade tanto no campo ambiental, como no científico/acadêmico.

Obs. Falamos com o Seu Meco – Binômino da Costa Lima (o geólogo e ambientalista, de renome internacional, que deu nome ao Parque) e este lamentou o ocorrido pois sabe da importância da nascente do olho d’água para Jatai.