Prefeitura de Jataí contra as Fake News

Texto: Nicolas Mardem
Arte: Gabriel Alves

Fake News é um termo em inglês utilizado para fazer referência a falsas informações divulgadas, principalmente, nas redes sociais, que viralizam entre a população. Sua popularização iniciou em 2016, tornando necessário a criação de uma lei que criminalize a prática de disseminação de falsas notícias e informações, que na grande maioria das vezes, buscam tirar a credibilidade de notícias reais, de instituições e até mesmo de outras pessoas.

Em 2020, foi aprovado no Senado Federal o PL 2.630/2020, definido como Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, que coloca a produção e o compartilhamento intencional de notícias falsas na internet como crime, e pode resultar em pena de reclusão de um a três anos e multa.

Para que não haja o repasse de informações falsas, é preciso se atentar a aspectos como:

• Ler as notícias completas;
  • Conferir a data da notícia;
  • Verificar a credibilidade da página e/ou site.
  • Desconfiar de notícias controversas;
  • Verificar a fonte das informações e pesquisar por ela em outros canais.

Ficou em dúvida sobre a notícia? Não compartilhe! Pesquise as notícias nos canais oficiais antes de divulgar. Não caia em Fake News!

A Prefeitura de Jataí tem trabalhado incansavelmente para passar as informações na íntegra e manter a relação o mais transparente possível com a população, juntos faremos da nossa cidade um lugar mais seguro!