Prefeitura de Jataí inicia a manutenção da roda d’água do lago JK

Texto: Nicolas Mardem
Fotos: Dan Cunha

A Prefeitura de Jataí, através da Secretaria de Urbanismo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural está realizando a manutenção da roda d’água do lago JK.

Essa manutenção está sendo realizada desde a semana passada, com a troca de algumas peças da roda d’água e fazendo novas peças no torno.

A roda d’água foi adquirida pelo fazendeiro de família tradicional e pioneira em Jataí, Clarindo de Carvalho Barros. Comprou uma serraria moderna, em 1954, precisando adquirir uma roda de ferro para substituir a roda de madeira que ali existia, logo que ela foi instalada, a produção de madeira quadruplicou, fornecendo também para construção de Brasília.

De 1955 a 1964 a roda trabalhou incessantemente e hoje ela se encontra no Lago JK como cartão postal para a cidade de Jataí.