Procon realiza pesquisa de preços de peixe

487

O PROCON de Jataí realizou uma pesquisa de preços de peixe em diversos estabelecimentos do município. A pesquisa incluiu supermercados e peixarias e teve como objetivo fornecer informações aos consumidores sobre os preços praticados no mercado.

Os estabelecimentos pesquisados foram o Supermercado Jataí, Campeão Supermercados, Tosta Supermercados, Supermercado do Lar, Gourmet Pescados e Peixaria Pantanal.

É importante ressaltar que os preços coletados refletem a realidade no momento da pesquisa, podendo sofrer alterações posteriores. Alguns produtos apresentados em gramas foram considerados em relação ao preço do quilo.

Os consumidores devem estar atentos às recomendações do PROCON em relação à embalagem e armazenamento dos produtos. É importante verificar se o pescado está exposto em balcão frigorífico, envolto em gelo picado e sempre protegido do sol e de insetos. Produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a -18ºC e resfriados abaixo de 0ºC.

Além disso, é necessário verificar se o produto tem selos de inspeção, data de acondicionamento e prazo de validade. A aparência do pescado também deve ser verificada, com atenção para a firmeza da barriga do peixe, olhos brilhantes e salientes, guelras vermelhas e escamas presas ao corpo.

O PROCON alerta ainda sobre o uso de toldos vermelhos nas barraquinhas das feiras, que podem “maquiar” a cor do peixe. Os comerciantes são obrigados a cumprir as ofertas apresentadas em anúncios ou folhetos publicitários.

Clique aqui e faça download da pesquisa