Proteção animal é tema de palestras em Jataí

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando em Jataí, o Programa de Proteção aos animais. Por meio de palestras e orientações, a ação tem objetivo de promover a conscientização sobre os cuidados e direitos dos animais.

A legislação atual protege animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos, que por serem mais comuns em residências são as principais vítimas. Agredir fisicamente, deixar sem comida ou água, sem abrigo adequado ou não procurar um médico veterinário em caso de doença do animal configura maus-tratos e o tutor pode ser preso.

Inicialmente a Secretaria está desenvolvendo um trabalho de conscientização com as crianças do município. O Programa foi realizado no Projeto Abelha, para os Guardas Mirins e na tarde de hoje (06/09), palestras estão sendo ministradas aos Bombeiros Mirins.

A ação conta também com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil, Policia Civil, Policia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, João Paulo Adestrador, ONG Adote Animais e a ONG Adoção e Castração.
Orientações sobre a posse responsável e como solicitar de forma gratuita a castração dos cães e gatos, também estão sendo apresentadas durante os eventos.