RELATÓRIO DA PESQUISA DAS MENSALIDADES ESCOLARES PARA 2023

1295

Foram pesquisados pelos fiscais do PROCON-JATAÍ, entre os dias 10 a 16 de novembro de 2022, preços das mensalidades escolares em Escolas de Educação Infantil (Berçário, Maternal I e II e Jardim I e II), Ensino Fundamental (1º ao 9° ano) e Ensino Médio (1° ao 3° ano), em 07 estabelecimentos particulares de ensino, para o ano de 2023.

ESTABELECIMENTOS VISITADOS:
Estabelecimento / Endereço
Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho / Av. Goiás, 1.531 – Centro
Escola Talento  / Rua Tiradentes, 1.650 – Setor Samuel Graham
Escola Independente Santa Lúcia / Rua Cap. Francisco Joaquim Vilela, 920 – Centro
Escola Professor Jobim / Rua Benjamin Constant, 162 – Centro
Colégio Cesut / Rua Santos Dumont, 1.200 – Setor Oeste
Educandário Pequeno Príncipe Colégio Êxito / Rua Deputado Manoel da Costa Lima, 1.006 – Centro
Instituto Presbiteriano Samuel Graham / Rua Riachuelo, 1.330 – Centro

METODOLOGIA:
A metodologia adotada pelo órgão é a coleta de preços nos colégios particulares que oferecem estes serviços de educação. A escolha das escolas é feita aleatoriamente e depende da vontade do proprietário da escola em participar desta pesquisa.

ORIENTAÇÕES DO PROCON-JATAÍ

Algumas escolas oferecem descontos que variam de 2% (dois por cento) até 10% (dez por cento) para pagamentos antecipados, por pontualidade, sendo que cada escola determina uma data específica para pagamento com desconto. Cabe ao consumidor ficar atento às datas e não perder a chance de pagar menos. Também são comuns descontos quando os pais têm mais de um filho matriculado na mesma escola (tais descontos também podem variar) o que harmoniza com a Lei nº 3.200 de 19.04.41 (Dispõe sobre a organização e proteção da família), além de descontos por convênios com sindicatos ou para filhos de militares e servidores públicos.
Nas escolas que possuem berçário, vale lembrar que estas oferecem o serviço em tempo integral ou por opção de turno, o que apresenta diferença nos preços, o que é justificável.

Baixe a pesquisa completa aqui