SAIBA COMO PREVENIR ACIDENTES COM ESCORPIÕES

671

Manter um lote limpo é essencial para a saúde pública. Se você possui um terreno, deve estar atento a sua limpeza. Fique atento e observe se há acúmulo de entulho e sujeira no local, muitas pessoas depositam lixo em lotes desocupados, mesmo sendo particulares e cercados. O acúmulo de lixo junto à vegetação alta contribui para a proliferação de pragas como ratos, escorpiões, cobras e outros animais. Água acumulada nos inservíveis descartados nestes locais, também é um problema, pois contribui para a reprodução de mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor de doenças.

Os acidentes com animais peçonhentos nestes ambientes podem acontecer com frequência, a picada do escorpião por exemplo é uma delas. Essa picada causa muita dor, e pode provocar até a morte em crianças e pessoas debilitadas.

Portanto, a Vigilância em Saúde recomenda que além de manter os quintais e lotes limpos, é importante vedar frestas e buracos em paredes, ralos, assoalhos, vãos entre o forro e paredes a fim de impedir o trânsito de escorpiões pela residência. Outras precauções e medidas simples poderão ser tomadas, tais como: sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, examinando-os de forma visual, pois os escorpiões podem se esconder e picar quando comprimidos contra o corpo. É necessário também o combate à proliferação de insetos que poderão servir de alimento para escorpiões, como baratas, grilos, cupins e outros.  Dessa forma, evita-se o aparecimento deste aracnídeo.  Em caso de ocorrência denuncie ou solicite informações. Ligue no tel.: (64) 3636-1016. Unidade de Vigilância das Zoonoses/ Núcleo de Vigilância Epidemiológica