SECRETARIA DE SAÚDE

Normas para Publicação
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO | SECRETARIA DE SAÚDE

O Boletim epidemiológico é confeccionado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jataí-GO através do Núcleo de Vigilância Epidemiologia e Ambiental em Saúde e relaciona as análises epidemiológicas dos agravos transmissíveis e não transmissíveis realizadas pelos profissionais de saúde, inerentes ao município.

Para submeter um trabalho para o Boletim Epidemiológico, o autor deve seguir os passos que seguem no processo de submissão.

Dúvidas sobre o processo de submissão podem ser enviadas para epidemiologia.saude@jatai.go.gov.br, devidamente titulado como: Matéria para o Boletim Epidemiológico.

Um mesmo autor pode submeter mais de um trabalho numa mesma chamada.

Os trabalhos devem ser escritos em português. O trabalho/matéria deve seguir os parâmetros de estilo descritos a seguir:

Número de páginas ou caracteres
Os manuscritos devem ter no máximo 03 páginas, incluindo referências e anexos ou apêndices;

Apresentação
Papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Times New Romam ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm e entrelinha 1,5. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas.

Estrutura
Título do artigo: em maiúsculas e em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espaçamento simples entrelinhas, tamanho 14.Nome do autor: por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita;

Filiação: instituição de origem, nome do programa em que está vinculado, se houver, e o endereço eletrônico do(s) autor(es);

Corpo do texto: duas linhas abaixo da filiação do(s) autor(es), entrelinhas 1,5, fonte tamanho 12, justificado, adentramento de 1,5. Subtítulos devem ser alinhados à margem esquerda;

Referências: para citação das referências no texto, deve-se utilizar o sistema numérico adotado pelas Normas de Vancouver; os números devem ser grafados em sobrescrito, sem parênteses, imediatamente após a passagem do texto em que é feita a citação, separados em si por vírgulas; em caso de números sequenciais de referências, separá-los por um hífen, enumerando apenas a primeira e a última referência do intervalo sequencial de citação (Ex.: 7,10-16); ao final de todo o trabalho/matéria, as referências serão listadas segundo a ordem de citação no texto; em cada referência, deve-se listar até os seis primeiros autores, seguidos da expressão et al para os demais; títulos de periódicos deverão ser grafados sob forma abreviada; títulos de livros e nomes de editoras deverão constar por extenso; as citações são limitadas a 15; o formato das Referências deve estar de acordo conforme os exemplos a seguir:

Exemplos:
Livro: Branemark PI, Hansson BO, Adell R, Breine U, Lindstrom J, Hallen O et al. Osseointegrated implants in the treatment of theedentulous jaw. Experience form a 10-year period. Stockholm: Alqvist & Wiksell International, 1977.

Capítulo de livro: Baron R. Mechanics and regulation on ostoclastic bone resorption. In: Norton LA, Burstone CJ. The biology of tooth movement. Florida: CRC, 1989. p.269-73.

Organização ou sociedade como autor: Clinical Research Associates. Glass ionomer-resin: state of art. Clin Res Assoc Newsletter 1993;17:1-2.

Artigo de periódico: Diacov NL, Sá JR. Absenteísmo odontológico. Rev Odont Unesp1988;17(1):183-9.

Artigo sem indicação de autor: Fracture strength of human teeth with cavity preparations. JProsthet Dent 1980;43(4):419-22.

Resumo: Steet TC. Marginal adaptation of composite restoration with and without fl owable liner [abstract]. J Dent Res 2000;79:1002.

Dissertação e tese: Molina SMG. Avaliação do desenvolvimento físico de pré escolares de Piracicaba, SP [tese]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 1997.

Trabalho apresentado em evento: Buser D. Estética em implantes de um ponto de vista cirúrgico. In: 3º Congresso Internacional de Osseointegração: 2002; APCD- São Paulo. Anais. São Paulo: EVM; 2002. p. 18.

Artigo em periódico on-line/internet: Tanriverdi et al. Na in vitro test model for investigation of desinfection of dentinal tubules infected whith enterococcusfaecalis. Braz Dent J 1997, 8(2):67- 72. [Online] Disponível em: . Acesso em:30-6-2013.

TABELAS OU QUADROS
Devem constar sob as denominações “Tabela” ou “Quadro” no arquivo eletrônico e ser numerados em algarismos arábicos.

A legenda deve acompanhar a tabela ou o quadro e ser posicionada acima destes.
Devem ser autoexplicativos e, obrigatoriamente, citados no corpo do texto na ordem de sua numeração.

Sinais ou siglas apresentados devem estar traduzidos em nota colocada abaixo do corpo da tabela/quadro ou em sua legenda.

IMAGENS (Figuras e Gráficos)

Figuras
Devem constar sob a denominação “Figura” e ser numeradas com algarismos arábicos, seguido pela legenda.

Sinais ou siglas devem estar traduzidos em sua legenda.

Devem, obrigatoriamente, ser citadas no corpo do texto na ordem de sua numeração.
Na apresentação de imagens e texto, deve-se evitar o uso de siglas e nomes de profissionais. Utilizar siglas apenas após a apresentação da palavra por extenso na primeira citação.

Devem possuir boa qualidade técnica e artística, utilizando o recurso de resolução máxima do equipamento/câmera fotográfica.

Devem ser enviadas também, em arquivo a parte via e-mail, com resolução mínima de 300dpi, nos formatos TIF ou JPG e largura mínima de 10 cm.

Gráficos
Devem constar sob a denominação “Figura”, numerados com algarismos arábicos e fornecidos, também, em arquivo à parte, com largura mínima de 10 cm.

A legenda deve ser ordenada sequencialmente com as figuras.

Devem, obrigatoriamente, ser citados no corpo do texto, na ordem de sua numeração.
Sinais ou siglas apresentados devem estar traduzidos em sua legenda.

As grandezas demonstradas na forma de barra, setor, curva ou outra forma gráfica devem vir acompanhadas dos respectivos valores numéricos para permitir sua reprodução com precisão.

Observações gerais:
Nas informações epidemiológicas deve ser incluído o recorte raça/cor, especialmente nas doenças e agravos de notificação compulsória, assim como descrito do item IV DO Art.5º da RESOLUÇÃO Nº2 DE SETEMBRO DE 2014, que dispõem sobre o II Plano Operativo da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) NO ÂMBITO DO Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dados epidemiológicos geralmente são trabalhados com indicadores que se referem à frequência, incidência e prevalência, portanto devem ser relacionadas à população exposta e deve-se colocá-los nas tabelas e/ou quadros.

Política de Privacidade
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos do Boletim, não estando disponíveis para outros fins.

Endereço:

Rua Riachuelo, 2.762 – Vila Fátima

Atendimento:

Segunda a Sexta
8h às 11h | 13h às 17h

Telefone:

(64) 3606-3600