Secretaria de Educação/DHAE faz entrega de kits, com produtos da agricultura familiar, para as escolas municipais, conveniadas e filantrópicas de Jataí.

Iniciou no dia 13 de dezembro de 2021, por meio da Prefeitura de Jataí/Secretaria de Educação, ação da Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar (DHAE), a entrega dos kits de alimentação escolar, para as famílias dos alunos matriculados nas escolas da Rede Municipal de Jatai, estado de Goiás. Foram beneficiados dez mil quatrocentos e vinte e quatro (10.424) estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), instituições educacionais conveniadas e alunos da filantrópica.

Desde o início do mês de novembro/2021, a SME/DHAE juntamente com o Conselho de Alimentação Escolar – CAE, vem buscando a melhor forma de fornecer os alimentos oriundos da Agricultura Familiar, uma vez que estes já estão inclusos nos cardápios servidos nas Instituições de Ensino, desde o início das aulas presenciais, no mês de setembro de 2021.

Cabe salientar, que o kit de Café da Manhã foi elaborado, conforme escala de produção dos produtores inscritos no programa, de forma que buscasse atender igualitariamente a todos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

É importante destacar que o Município de Jataí fez a Chamada Pública em 2021, para aquisição dos produtos da Agricultura Familiar e a Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar (DHAE) organizou também um kit de café da manhã para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Jataí.

A Lei nº 11.947/2009 institui que, no mínimo, 30% do total de recursos financeiros repassados no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deverá ser utilizado na aquisição de alimentos da agricultura familiar e empreendimento familiares rurais. E o critério utilizado para compra foi de menor preço, por licitação pública, para a aquisição de alimentos da Agricultura Familiar. E o Município de Jataí, aplicou um percentual maior de 30% (trinta por cento) dos recursos do PNAE na Agricultura Familiar este ano, cumprindo além da sua responsabilidade legal.

A obtenção de alimentos por parte do poder público, via agricultura familiar, durante a pandemia foi construída anteriormente, por parte da Diretora da DHAE e sua equipe, com reuniões e visitas no local da produção para compreender e estimular a aquisição da produção da Agricultura Familiar, de forma dialogada e planejada com os produtores para que os mesmos pudessem investir na produção, melhoramento do cultivo, diversificação e produtividade com qualidade, objetivando atingir a maior quantidade de produtores.

O incentivo à comercialização e ao consumo da produção familiar rendem benefícios ao Município, já que os recursos ganhos movimentam o comércio local, estimula a geração de empregos e contribui para o desenvolvimento no campo, evitando, dessa forma, o êxodo rural.

A ação de entrega dos kits teve repercussão positiva, nos depoimentos de mães e pais, relatados pela equipe gestora das instituições escolares. Entre muitos comentários e mensagens, mães fizeram depoimentos agradecendo o trabalho da gestão e da Unidade de Educação, valorizando a distribuição destes kits /café da manhã.