Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica na ETE Jataí

464

No dia 03 de agosto, o Secretário de Meio Ambiente Creso de Oliveira Vilela, juntamente aos membros da Diretoria de Regulação e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico realizaram uma visita técnica até à Estação de Tratamento de Esgoto de Jataí, localizada próxima a Universidade Federal de Jataí. Na visita também se encontravam autoridades da BRK Ambiental, empresa responsável pela operação da ETE.

Foi vistoriado no local o tratamento preliminar do esgoto, que resumidamente consiste na remoção de sedimentos granulares, areia e detritos.

Posteriormente, verificou-se o tratamento por meio da lagoa de estabilização com a utilização do sistema SBR (Sequecing Batch Reactor), que traduzido do inglês significa reator em batelada sequencial. Tal técnica é uma das melhores da América Latina, sendo a 2ª em operação no Brasil. O mesmo consiste na utilização de aeradores mecânicos que aumentam o nível de oxigênio da lagoa, facilitando o tratamento por meio das bactérias aeróbicas. A remoção de DBO é de aproximadamente 90% e a mesma pode operar em até 530 l/s.

Ressalta-se que cerca de 93% da população jataiense é contemplada com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.