Secretaria do Meio Ambiente resgatou centenas de animais silvestre no último ano

887

No ano de 2022 a Secretaria de Meio Ambiente de Jataí resgatou 283 animais silvestres. De origens diferentes, estes animais são frutos de apreensões, entrega voluntária e, a grande maioria, filhotes órfãos e animais resgatados por conta de doenças e fraturas. Tamanduás, tucanos, papagaios, araras, macacos, jabutis, serpentes e lobo-guará, estão entre os animais resgatados neste ano. Na Secretaria, os animais passaram por avaliação e tratamento veterinário, para então serem soltos novamente à natureza. Além disso, exames com o objetivo de diagnosticar possíveis zoonoses que possam oferecer risco à saúde da população também foram realizados.

O número de animais recebidos na Secretaria de Meio Ambiente é maior a cada ano, devido a crescente expansão urbana e maior contato com os animais. Por isso, ao se deparar com um animal silvestre na cidade, lembre – se:

– Se não identificar sinais de doença, sangramentos, lesões ou fraturas, deixe-o seguir seu caminho;- Caso identifique lesões e/ou sangramentos, acione os bombeiros ou a Secretaria de Meio Ambiente;
– Não encoste ou tente pegá-lo (ele poderá te ferir tentando se defender);
– Não tente oferecer água, medicamentos ou realizar curativos (o animal poderá atacar, ou poderá piorar o quadro de saúde).