Secretaria Municipal da Educação realiza visita aos produtores da Agricultura Familiar

A Secretaria Municipal da Educação – SME, através da Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar – DHAE, iniciou nesta terça-feira (04/05/2021) a visita aos produtores da Agricultura Familiar estes que fornecem produtos hortifrutigranjeiros para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. O PNAE tem como objetivo “contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais”.

Desde o início deste ano vem sendo realizada a Articulação entre os Atores Sociais – SME/DHAE e Agricultura familiar. Essa interação entre os agentes envolvidos no processo de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, é de suma importância para garantir não só a Alimentação Saudável, mas como fomentar a diversidade dos alimentos produzidos por estes produtores. As visitas contam com o acompanhamento do Servidor da Prefeitura de Jataí este que é Diretor da Agricultura Familiar, Sr. Hélio Ranes.

A Diretora de Higiene e Alimentação Escolar – Professora Lúcia Helena, durante as visitas faz questão de salientar a importância da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, o que irá enriquecer os cardápios no possível retorno das aulas no segundo semestre deste ano ou na confecção de kits de alimentos com itens advindos da Agricultura Familiar.

É um momento ímpar, no qual a Prefeitura de Jataí, Secretaria da Educação, DHAE, Diretoria de Agricultura e Produtores se unem em prol de um grande objetivo: Garantir, uma alimentação rica nutricionalmente, diversificada e saudável aos alunos da Rede Municipal de Ensino, além de incentivar a produção agropecuária realizada por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é mantido pelo núcleo familiar, valorizando a produção local.

Importante salientar que o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, completou 66 (sessenta e seis anos) neste ano e é a mais antiga política pública brasileira voltada à segurança alimentar servindo de referência para outros países.