Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo participou da I Semana de Combate ao Crime de Maus Tratos aos Animais

Fotos: Secretaria do Meio Ambiente / Texto: Cleiver Robsom

Buscando uma melhor conscientização da população jataiense, a vereadora Alessandra do Adote Animais encampou a realização da 1ª semana de combate aos crimes de maus tratos aos animais.

Constantemente tem sido observado crimes contra os animais domésticos, também os silvestres. Essas práticas estão sendo coibidas com veemência por parte das autoridades competentes, mas o trabalho de conscientização da população não pode ser desconsiderado neste contexto, afirmou o Secretário de Meio Ambiente Creso Vilela que participou dos eventos na Câmara Municipal nesta sexta-feira (17/09/2021).

Os trabalhos de apoio e coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, foram comandados pelos professores Luiz Carlos Pereira Borges e Ulysses Gusmão de Oliveira, ambos membros da coordenação da aplicação das políticas públicas ambientais da Prefeitura de Jataí e apoio à sustentabilidade.

Na ocasião foi realizada uma Feira de Adoção na área do estacionamento do Parque Municipal Natural Mata do Açude, onde também foram distribuídas mudas de espécies nativas do Cerrado e de espécies para arborização urbana.

O evento também contou com a presença de três fiscais do meio ambiente que orientaram o público sobre a Resolução nº.1236, de 26 de outubro de 2018 que define e caracteriza crueldade, abuso e maus-tratos contra animais vertebrados e a Lei Federal nº 14.064/2020 que aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos.

Vários animais foram adotados durante a realização da feira, além da doação de mudas de espécies do cerrado. A presença da população no evento foi considerada satisfatória pelos coordenadores.

O prefeito Humberto Machado desde o início de sua gestão, tem voltado suas atenções de forma especial para as questões de ordem ambiental, buscando otimizar os sistemas das políticas públicas, sem perda para a proteção ambiental e garantia da sustentabilidade, afirmou o Secretário Creso Vilela.