SMT continua projeto “O ensino de física e a educação para o trânsito”

Texto: Nicolas Mardem

A Prefeitura de Jataí, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), realizou nesta terça-feira (23) uma atividade de apresentação de seminários dos alunos do Centro de Ensino em Período Integral José Feliciano Ferreira, dando continuidade às atividades do projeto “O ensino de física e a educação para o trânsito”.

O projeto que iniciou no dia 05 de fevereiro conta com a parceria entre o SMT, o Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí e o CEPI José Feliciano.

Nessa atividade os alunos pesquisaram e apresentaram conceitos científicos de Física relacionados com o trânsito, os temas apresentados foram:

1. A velocidade média de um veículo e a distância percorrida no tempo de reação de frenagem;
  2. A frenagem de um veículo e as forças atuantes, a importância de se manter nos limites de velocidade das vias;
  3. A eficácia do freio tipo ABS (Anti-lock Braking System) na prevenção de acidentes;
  4. A importância do uso do cinto de segurança e a sua relação com a Lei da Inércia;
  5. Porque não se deve fazer curvas em alta velocidade, a atuação da força centrípeta durante a realização de uma curva.

Participaram da atividade 3 turmas do primeiro ano do ensino médio, totalizando mais de 100 alunos divididos em apresentações no turno da manhã e da tarde. Essa atividade se encerrará no dia 26 de fevereiro, no qual a última turma fará a apresentação dos seminários.

Os organizadores do projeto afirmaram que a próxima etapa se dará através da realização de atividades experimentais com a postagem de vídeos confeccionados pelos alunos e postados na plataforma livre do YouTube que serão divulgados através deste meio de comunicação e demais redes sociais.

A organização ressalta que a atividade respeitou todos os protocolos de saúde referentes ao isolamento social imposto pelo COVID-19 e que a atividade foi realizada de modo remoto com um elevado índice de aproveitamento educacional.