SMT inicia vistoria dos mototaxistas em Jataí

Com o objetivo de garantir que o transporte de pessoas em veículos do tipo mototáxi seja feito em segurança, por profissionais habilitados e em veículos em condições de tráfego, a Superintendência Municipal de Trânsito deu início a vistoria de motocicletas de 104 mototaxistas que atuam na cidade. A ação será realizada dos dias 03 a 07 de outubro.

O condutor deverá levar à SMT, os seguintes documentos (originais ou cópias autenticadas): Carteira Nacional de Habilitação – CNH – com registro de atividade remunerada, certificado de curso atualizado na área, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com o IPVA pago.

Já no ato da vistoria, que será realizada no estacionamento da SMT, das 08h às 11h e das 13h às 17h, o condutor deverá apresentar cópia autenticada e/ou original do comprovante do pagamento da taxa da vistoria que deve ser retirado na coordenadoria de Cadastros, Registros e Vistorias da SMT.

Na ocasião, serão avaliados itens como: a existência de “antenas corta pipas”; o estado de conservação dos pneus (pneus remold, careca ou riscados não são aceitos); o funcionamento da parte elétrica do veículo (buzina, setas, farol, luz de freios, luz de placa, farolete); a existência de acessório de proteção para as pernas do motorista conhecido como “mata cachorro” e de protetor de escapamento; o estado de conservação do veículo; a presença de faixas laterais numeradas e ainda, o estado de conservação do capacete que deve ser amarelo e com a numeração da permissão em destaque.

Ao final do procedimento, o veículo receberá um selo de conformidade que será fixado no tanque do lado direito da motocicleta, selo esse que é trocado a cada vistoria, que acontece de seis em seis meses.

Aqueles que não se apresentarem para vistoria no prazo determinado pela SMT não receberão autorização para tráfego durante o semestre e o veículo será considerado irregular o que poderá implicar na contenção do veículo pelo agente de trânsito até a sua regularização. Além disso, o condutor também poderá ser autuado caso ele não esteja dentro das conformidades exigidas.