VOCÊ CONHECE OS SINTOMAS DA DENGUE, ZIKA, E CHIKUNGUNYA? ENTENDA AS DIFERENÇAS.

11131

Dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. E, embora estas doenças apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou machas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que as diferem. Por exemplo, dengue e chikungunya são marcadas pela febre alta, geralmente acima de 39°C e de início imediato. Já os pacientes de zika apresentam febre baixa ou, muitas vezes, nem apresentam febre, porém na Zika um dos sintomas que pode aparecer logo nas primeiras 24 horas, são as manchas vermelhas na pele que provocam intensa coceira.

Em relação à chikungunya, a principal manifestação clínica, é a dor nas articulações, chamada de artralgia. Essa artralgia pode se manifestar em todas as articulações, mas, em especial, nas dos pés e das mãos, como dedos, tornozelos e pulsos.

Já os pacientes com dengue, apresentam febre alta de inicio súbito, dor atrás dos olhos, porém diferente da chikungunya e zika, não são encontrados vermelhidão nos olhos.

Faça sua parte! Elimine todos os locais onde o mosquito Aedes aegypti possa se reproduzir.