COMUNICADO | Boletim Epidemiológico sobre o coronavírus em Jataí

Texto: Nicolas Mardem
Arte: Gabriel Alves

256

A Prefeitura de Jataí através da sua Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, comunica a população que está adotando todas as medidas necessárias para conter a disseminação do COVID-19 em Jataí e reforça a importância de que cada cidadão cumpra rigorosamente as orientações repassadas quanto às medidas de prevenção, tais como: higiene das mãos, isolamento social, não compartilhamento de utensílios, evitar aglomerações, bem como o cumprimento do Decreto Municipal 3.732, a fim de evitarmos a propagação do vírus em nossa cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica informa que em Jataí foram notificados 130 casos suspeitos de Covid-19 até a presente data, destes, 42 foram confirmados, 86 descartados e 02 aguardam resultado de exame. Dos 42 casos confirmados, 31 evoluíram para cura (73,8%) e 01 óbito foi confirmado por Covid-19 (taxa de letalidade de 2,56%).

Todos os casos suspeitos e confirmados de COVID19 são acompanhados pela equipe do núcleo de vigilância epidemiológica, que realiza orientações aos pacientes e familiares, referente ao isolamento domiciliar, coleta, resultados de exames, sinais e sintomas, agendamento de consultas entre outras.

O Boletim Epidemiológico de Covid-19 Secretaria Municipal da Saúde é elaborado com base nas notificações locais das Unidades de Saúde e a partir dos sistemas do Ministério da Saúde (e-SUS VE e Sivep Gripe). Os dados são inseridos a nível Nacional considerando o município de residência do paciente. Ou seja, quando um paciente de Jataí é atendido com suspeita de Covid-19 em qualquer Unidade de Saúde do país, esta informação chega ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica por meio do Sistema e-SUS VE ou Sivep Gripe.

Sendo assim, considerando as notificações sistematizadas, os dados podem sofrer alterações quanto ao número de casos que aguardam resultados em relação aos casos positivos e descartados, uma vez que pode ser solicitado exame por outras unidades de saúde fora do domicílio.

Confira o boletim clicando AQUI.