À medida que as infecções nos EUA aumentam, o C.D.C. exorta alguns americanos vacinados a usarem máscaras novamente. A nova orientação marcaria uma forte reviravolta na posição da agência desde maio de que as pessoas vacinadas não precisam usar máscaras na maioria dos espaços internos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendaram na terça-feira que as pessoas vacinadas contra o coronavírus voltem a usar máscaras em escolas e em espaços públicos fechados em partes do país onde o vírus está aumentando, marcando uma brusca reviravolta em seu conselho há apenas dois meses.

A pandemia nos Estados Unidos é muito diferente do que foi em maio, quando parecia que o pior já havia passado. Os casos confirmados estão aumentando em partes do país com baixas taxas de vacinação, e há mais relatos de infecções emergentes com a variante Delta altamente contagiosa em pessoas totalmente imunizadas.

As vacinas são eficazes contra os piores resultados de infecção, mesmo com a variante, e as condições estão longe de ser tão ruins quanto no inverno passado. Mas a nova orientação equivale a um reconhecimento fatigado de que o esforço de vacinação atrasado ficou para trás em relação ao vírus em constante evolução. Menos de 50 por cento do país está totalmente vacinado, de acordo com dados federais.

“Esta não é uma decisão que nós da C.D.C. fizeram levemente. Isso pesa muito sobre mim ”, disse a Dra. Rochelle P. Walensky, diretora da agência, em uma entrevista coletiva na terça-feira.

  • A fonte desta notícia é o site do jornal The New York Times contida neste link