3° Dia de Campo e 2° Feira da Agricultura Familiar impulsionam a produção e a união de entidades no município

255

Na última sexta-feira (01/12), a Universidade Federal de Jataí (UFJ) foi palco do 3° Dia de Campo e 2° Feira da Agricultura Familiar, eventos organizados pelo NEAF (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar), em parceria com o Banco de Alimentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e com o apoio da Prefeitura de Jataí.

O 3° Dia de Campo da Agricultura Familiar foi um encontro destinado a pequenos produtores rurais e estudantes interessados. Na ocasião, foram apresentadas áreas de pesquisa da universidade que desenvolvem técnicas de produção, com foco em setores como Fruticultura, Piscicultura e Ovinocultura. Além disso, houve uma roda de conversa abordando o tema “Manejo de pragas e doenças em plantas de pequenas propriedades”.

Simultaneamente, a 2° Feira da Agricultura Familiar ocorreu no centro de convivência da universidade, oferecendo a oportunidade para alguns agricultores familiares exporem e comercializarem seus produtos, incluindo frutas, verduras, mudas e artesanatos. O espaço também foi destinado à exposição e doação de mudas de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), provenientes de um projeto de pesquisa da Universidade.

O evento reforçou a importância desse setor para o município, destacando a valorização da Agricultura Familiar como peça fundamental na produção de alimentos e no fortalecimento da economia local.

A iniciativa demonstrou não apenas o compromisso com a promoção do conhecimento e técnicas na produção agrícola, mas também a união entre entidades governamentais e acadêmicas para impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor agrícola familiar.