INFORMATIVO: REESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA DO IDOSO

311

Visando promover uma melhor acessibilidade, atenção integral e constante busca ativa, e tendo a atenção primária sendo primordial nesse cenário, foi então que estabelecemos a descentralização do programa do idoso.

O Programa está sendo reestruturado, baseando na portaria GM/MS nº 2.528 e nas diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS, do Ministério da Saúde que orienta a organização do cuidado ofertado à pessoa idosa no âmbito do SUS, potencializando as ações já desenvolvidas e propondo estratégias para fortalecer a articulação, a qualificação do cuidado e a ampliação do acesso da pessoa idosa aos pontos de atenção das Redes de Atenção à Saúde. Com uma abordagem multidisciplinar, integral e multidimensional, a Atenção Primária acompanha as necessidades e particularidades de cada grupo populacional, além de priorizar a facilidade ao o acesso. A assistência ao idoso centralizada na UBS da Avenida Goiás foi desenhada em um momento que o município contava com poucas UBS para oferecer toda assistência, e ele foi extremamente oportuno, eficaz e de qualidade.

Contudo, centralizar a assistência de uma população tão vulnerável e muitas vezes limitada de locomoção, fez com que buscasse-mos melhorias e entendêssemos a necessidade da ampliação do programa para as unidades básicas de saúde.

Toda parte assistencial da atenção primária, composta por médicos, enfermeiros, equipe multidisciplinar e saúde bucal, estarão nos próximos dias passando por capacitação para oferecer capacidade técnica e qualidade no atendimento integral ao idoso.

E ainda ressaltamos que um dos fundamentos básicos da assistência no SUS é a longitudinalidade, sendo o cuidado da família como um todo, não fragmentando nenhum indivíduo pertencente nesse cenário, independente do ciclo de vida, faz com que a integralidade seja vislumbrada em toda rede de saúde do nosso município.

COMUNICAÇÃO PMJ